5 cuidados que se deve ter com as lentes de contato

Embora sejam consideradas uma das alternativas mais indicadas para a correção dos erros de refração, as lentes de contato se tornaram um acessório de moda, sendo utilizadas até por quem não apresenta nenhuma doença ocular.

No entanto, o uso dessas lentes exige a adoção de uma série de cuidados. Quer saber quais? Então, continue a leitura do post. A seguir, detalhamos cada medida que você precisa tomar para utilizá-las com segurança.

1. Coloque e retire as lentes de contato corretamente

O primeiro passo para quem deseja utilizar lentes de contato é aprender a colocá-las e retirá-las corretamente. Isso porque, será uma ação rotineira e que precisa ser feita com exatidão.

Assim, para iniciar a colocação, é necessário higienizar as mãos. Posteriormente, escolha por quais dos olhos a colocação e a retirada das lentes irá começar. Neste momento, exponha esse acessório à luz para verificar qual o lado correto.

Em seguida, segure a pálpebra superior para evitar piscar e puxe a pálpebra inferior para baixo com os dedos da mão que está com a lente. Depois, encaixe-a corretamente, solte as pálpebras e feche os olhos para ajustar o posicionamento.

Quando for o momento de remover as lentes de contato, basta repetir o movimento realizado para colocá-las. Com isso, ao encostar na borda do acessório, deslize-a com a mão para baixo e remova-a.

2. Higienize sempre as lentes

Além de higienizar as mãos, também é necessário limpar as lentes de contato. Para isso, encha o estojo com uma solução específica para higienização. Dessa forma, elas já estarão prontas para serem utilizadas.

Entretanto, se o estojo usado para guardar as lentes não estiver limpo, toda a higienização estará comprometida.  Então, para mantê-lo limpo após a higienização das lentes, retire a solução e enxágue o estojo com uma nova porção do produto.

3. Observe o prazo de validade do fabricante

A depender do tipo da lente adquirida e do fabricante do produto, o prazo de validade pode variar. Assim, antes de efetuar a compra, observe a vida útil do acessório que está estampada na embalagem.

Ainda, o prazo de validade estabelecido pelos fabricantes é resultado de vários testes laboratoriais e pesquisas realizadas com as lentes para averiguar sua garantia, eficácia e durabilidade. Ao fim desse período, a permeabilidade e curvatura do acessório é afetada.

4. Escolha a solução de higienização adequada

As lentes de contato podem ser fabricadas a partir de diversas matérias-primas. Assim, existem soluções específicas para cada tipo de material. O uso de produtos inapropriados pode não higienizar os produtos corretamente e deixá-los com resíduos.

Além disso, diferente do que muitos imaginam, o soro fisiológico não é o produto mais indicado para a limpeza das lentes de contato. Apesar de oferecer algum grau de limpeza, não oferecem resultados semelhantes aos apresentados pelas soluções.

5. Evite o uso prolongado das lentes

Assim como cada fabricante define um período de vida útil para suas lentes de contato, eles também estabelecem o tempo máximo que elas devem permanecer nos olhos. O uso prolongado desses acessórios pode trazer mais malefícios que benefícios.

Por isso, se você optar pelo uso das lentes, procure conhecer as recomendações do fabricante e peça a orientação do seu oftalmologista sobre o modo adequado de utilizá-las para evitar expor os olhos a riscos desnecessários.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre os cuidados indispensáveis que devem ser tomados por quem usa as lentes de contato. Com isso, você não causará prejuízos à sua saúde ocular.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Comentários

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular