Região periocular

Região periocular: preenchimento com ácido hialurônico é indicado?

A busca pela prevenção ou correção dos sinais de envelhecimento facial tem estimulado o desenvolvimento de novas alternativas de tratamentos estéticos. O preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo, foi criado para atender uma grande demanda de pessoas que desejam melhorar a aparência da região periocular. Já ouviu falar nesse ácido? Sabe onde fica a região periocular? Continue na leitura deste texto, para ter todas as suas dúvidas sobre o assunto respondidas.

Onde fica a região periocular?

A região periocular corresponde à área ao redor dos olhos. Essa região merece uma atenção especial, pois é uma das primeiras a sofrer com a ação do tempo.  Com o envelhecimento, pode ser afetada por olheiras e rugas, tornando o aspecto facial envelhecido e cansado.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância líquida e translúcida, produzida naturalmente pelo organismo. Desempenha função importante na manutenção das fibras de colágeno que sustentam a pele. Na juventude, a pele é lisa e elástica. Esse efeito é permitido pela grande quantidade de ácido hialurônico que o corpo produz. Com o passar dos anos, essa quantidade é reduzida, ocasionando a redução do volume facial. Aparecem, então, olheiras, rugas e marcas de expressão. Em razão dos efeitos que produz, esse ácido já está contido em diversos tipos de cosméticos disponíveis no mercado. Geralmente, são cremes ou loções que hidratam e restauram a pele danificada. Para a realização de procedimentos estéticos, como o preenchimento, esse ácido é produzido sinteticamente em laboratórios, por meio da fermentação de substratos vegetais.

O que é o preenchimento com ácido hialurônico?

Existem diferentes alternativas de preenchimento facial, como, por exemplo, o procedimento feito com gordura. O preenchimento com ácido hialurônico, entretanto, é o mais recorrente. Geralmente, é indicado para pessoas que têm olheiras profundas. Além disso, auxilia na suavização das rugas, cicatrizes, marcas de expressão e na reparação dos tecidos, pois favorece a ação do colágeno e da elastina na pele.

Como é feito o procedimento?

O preenchimento com ácido hialurônico é um dos procedimentos mais realizados nos Estados Unidos, diversos estudos garantem sua eficácia e segurança. Os efeitos colaterais mais recorrentes são inchaço e desconforto no local da aplicação. Antes da aplicação, o profissional higieniza e faz a marcação da região onde o ácido será aplicado. Em seguida, pode ser utilizada uma pomada anestésica. Após a aplicação do ácido, o profissional massageia a região para que ele se espalhe. O procedimento dura 15 minutos e os efeitos costumam permanecer por até 12 meses. Para evitar problemas, faça o preenchimento com ácido hialurônico com um profissional experiente e especializado. Essa é a principal recomendação. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular