ceratose seborreica

Ceratose seborreica: você sabe quais os sintomas?

Você sabe o que é ceratose seborreica? Trata-se de um tumor de pele benigno, geralmente de origem genética. Também conhecida como queratose seborreica ou, popularmente, verruga, é mais comum em pessoas idosas, mas pode aparecer a partir dos 30 ou 40 anos. Pode ser considerada uma lesão degenerativa dos queratinócitos, ou seja, células epiteliais que formam a pele. A tendência é que o número dessas células aumente com o passar dos anos. A lesão costuma ter aspecto verrugoso, arredondado ou irregular, e a coloração dela pode variar entre amarelada, marrom ou negra. O tamanho pode chegar a até 1 centímetro de diâmetro.

A ceratose seborreica tem sintomas?

Nem sempre. Geralmente, as verrugas não causam danos à saúde. As lesões podem se inflamar e causar dores se estiverem presentes apenas em áreas como dobras de roupas e extremidades, por exemplo. O atrito causa os traumas de repetição. Porém, para algumas pessoas, o maior incômodo causado pela ceratose seborreica é com relação à aparência das lesões. Como as verrugas aparecem em lugares visíveis do corpo, isso pode gerar uma baixa autoestima e outros problemas emocionais. As lesões, inicialmente, são planas, mas podem tornar-se elevadas e com grande dimensão. Apresentam aspecto verrugoso, e alguns pedaços podem se soltar com facilidade. Algumas variantes dessa ceratose são:
  • dermatose papulosa nigra: essas lesões são pequenas e escuras. Aparecem geralmente na face e no pescoço;
  • stucco ceratose: são lesões elevadas e pequenas, com coloração amarelada, branca ou cinza. São comuns nas extremidades das pernas e dos pés;
  • ceratose liquenoide: representa uma fase involutiva da ceratose seborreica e pode apresentar inflamações.

Como tratar?

Por ser uma lesão benigna, o tratamento nem sempre é obrigatório. No entanto, caso as lesões o incomodem, fique tranquilo. Existem métodos de remoção rápida. Veja alguns exemplos de tratamentos utilizados para a remoção das lesões:
  • cauterização química: consiste na aplicação de ácidos em lesões cutâneas, provocando a destruição dos tecidos. É indicada para lesões benignas, pré-malignas e verrugas virais. Durante as 2 semanas seguintes ao procedimento, a pele fica esbranquiçada ou amarelada. A pele irá se endurecer e cicatrizar. O processo pode causar leve ardor e irritação durante os primeiros dias;
  • crioterapia com nitrogênio líquido: utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio é utilizado para o congelamento das lesões, levando-as à destruição;
  • eletrocoagulação: as lesões são destruídas com o uso de um bisturi de alta frequência;
  • curetagem: é o método de raspagem das lesões com um instrumento chamado de cureta. O médico aplica um anestésico na região, para que o paciente não sinta dores durante o procedimento. Para realizar a técnica, é necessário o uso de anestesia. O método pode ser associado à curetagem, para que a pele eletrocoagulada seja retirada após o fim do processo.
Agora que você já sabe os sintomas e possíveis tratamentos para a ceratose seborreica, é importante enfatizar que esses métodos devem ser realizados apenas por médicos dermatologistas. Consulte um profissional e realize uma avaliação antes de se submeter a qualquer procedimento estético. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular