visão embaçada

Visão embaçada: 6 doenças que podem ser a causa do problema

Uma visão clara e nítida é fundamental para entender o mundo, desde a leitura de sinais de trânsito até a convivência em casa. A visão turva é como se algum filtro fosse colocado nos olhos e a vida passa a não ter mais foco. Outras maneiras de descrever a visão embaçada são visão nublada ou visão fraca. A visão é uma das funções corporais mais importantes. Por isso, é essencial cuidar dos olhos, mesmo não havendo dor ou qualquer problema aparente. No entanto, se você observar que está com a visão turva, é importante levar a sério. Pode não ser nada, ou pode ser um sintoma de uma condição muito séria que, se detectada precocemente, pode ser gerenciada ou até curada. Entenda o que pode causar a visão embaçada, a seguir.

Causas da visão embaçada

A visão embaçada pode ser completamente afetada ou apenas em parte. Isso pode incluir a visão periférica, inclusive. A visão pode também ficar embaçada em apenas um olho. As causas mais comuns são para esta condição, incluem:
  • erros de refração, como miopia ou astigmatismo;
  • abrasões na córnea;
  • degeneração macular relacionada à idade;
  • catarata;
  • opacificação da córnea ou cicatrização;
  • retinite infecciosa (inflamação da retina no olho);
  • enxaqueca;
  • neurite óptica (inflamação do nervo óptico);
  • retinopatia, como retinopatia diabética;
  • acidente vascular cerebral;
  • trauma ou lesão nos olhos;
  • diabetes – se os níveis de açúcar no sangue flutuarem significativamente.
A maioria das pessoas experimenta mudanças na visão gradualmente, ao longo de um período de meses ou anos. Nesses casos, é comum vê-las movimentando livros e revistas para mais perto ou para mais longe, a fim de ver as letras. Esse tipo de mudança é comum, principalmente à medida que se envelhece. O caso da visão embaçada repentina é diferente. Não havendo nenhuma alteração na visão, mesmo usando óculos ou lentes de contato, e a visão se tornar pior em questão de minutos ou horas, pode ser o sinal de condições graves. Pode ser resultado de 6 doenças, que são descritas em seguida.

1 – Diabetes

Indivíduos diabéticos correm o risco de retinopatia diabética, causada pelo baixo nível de açúcar no sangue, que resulta em vasos sanguíneos danificados na retina, a parte do olho que sente a luz. Esses vasos podem, então, causar inchaço da parte da retina denominada mácula e contribuir para a degeneração macular. A degeneração ocular do diabético pode causar visão embaçada ou manchada e pode levar à cegueira, se não for diagnosticada e tratada.

2 – Acidente vascular cerebral (AVC)

Visão turva repentina também é um sintoma de acidente vascular cerebral, ou seja, derrame. Os derrames impedem o fluxo sanguíneo no cérebro e podem causar visão embaçada, visão dupla ou súbita perda de visão. Outros sinais de alerta de AVC incluem tontura, músculos faciais caídos, confusão, problemas de equilíbrio, dificuldade para falar claramente, bem como perda de sensibilidade em um braço.

3 – Esclerose múltipla

A visão turva inesperada é um dos primeiros sintomas da esclerose múltipla (EM). A EM causa inflamação ao longo do nervo óptico, que conecta os olhos ao cérebro. Dessa forma, ocorre a neurite óptica, que pode ocasionar visão embaçada, perda da visão de cores e dor ao mover os olhos. Muitas vezes acontece em apenas um olho. Os sintomas da EM, sua gravidade e a frequência variam muito de pessoa para pessoa.

4 – Tumor cerebral

Um tumor em qualquer parte do cérebro pode causar pressão dentro do crânio. Isso pode causar muitos sintomas, incluindo visão embaçada. Contudo, há também outros sinais de alerta de um tumor cerebral. São eles sonolência incomum, dor de cabeça que não passa, convulsões, náusea e vômito.

5 – Dor de cabeça

Alterações da visão também podem sinalizar enxaqueca. Pessoas suscetíveis à enxaqueca geralmente se encontram debilitadas por dias ou semanas. Visão embaçada, sensibilidade dos olhos à luz e pontos de visão podem ocorrer antes e durante os episódios de enxaqueca.

6 – Glaucoma

O glaucoma exerce pressão sobre os olhos em intensidade prejudicial. É, entretanto, conhecido como uma doença silenciosa. Assim sendo, quando se percebe mudança na visão, a doença já está em estado avançado. A Glaucoma Research Foundation recomenda que a pressão dos olhos seja verificada com a seguinte frequência:
  • uma vez a cada dois a quatro anos, com menos de 40 anos de idade;
  • a cada três a cinco anos, dos 40 aos 54 anos;
  • pelo menos a cada dois anos após os 55 anos;
  • todos os anos após os 65 anos.
Quer saber mais sobre visão embaçada? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular