bloqueio do canal lacrimal

Bloqueio do canal lacrimal: como é o tratamento?

Para diagnosticar o bloqueio do canal lacrimal, o médico perguntará sobre os sintomas, examinará os olhos e fará alguns testes. Ele também examinará a parte interna do nariz, a fim de determinar se algum distúrbio estrutural das passagens nasais está causando a obstrução. Havendo suspeita do bloqueio do canal lacrimal, serão realizados outros testes para encontrar a localização do bloqueio. Conheça melhor o problema, a seguir.

Fatores de risco para o bloqueio do canal lacrimal

Certos fatores aumentam o risco de bloqueio do canal lacrimal. Saiba quais são eles em seguida.

Idade e sexo

As mulheres mais velhas correm maior risco de desenvolverem o problema, devido a alterações relacionadas à idade.

Inflamação ocular crônica

Se os olhos estão continuamente irritados, vermelhos e inflamados (conjuntivite), há um risco maior de ter o canal lacrimal bloqueado.

Cirurgia prévia

Cirurgias nos olhos, pálpebras, ou de sinusite podem deixar algumas cicatrizes, que possivelmente causem o bloqueio do canal lacrimal.

Glaucoma

Medicamentos para glaucoma, além de outros fármacos tópicos para os olhos, aumentam o risco de obstrução do canal lacrimal.

Tratamento para câncer

Radiação ou quimioterapia para tratar o câncer, principalmente se a radiação for focada no rosto ou cabeça, também aumentam o risco de desenvolver o problema.

Tratamento do bloqueio do canal lacrimal

O tratamento dependerá do que está causando o bloqueio do canal lacrimal. Por isso, o indivíduo pode até precisar de mais de uma abordagem para corrigir o problema. S e um tumor estiver causando o bloqueio, por exemplo, o tratamento terá como alvo a sua causa. Pode ser realizada uma cirurgia para remover o tumor ou o médico pode recomendar o uso de outros tratamentos para reduzi-lo. Se o médico suspeitar de uma infecção, ele poderá prescrever colírios ou antibióticos a fim de combatê-la. Os bebês nascidos com um canal lacrimal bloqueado geralmente melhoram sem nenhum tratamento. Isso pode acontecer à medida que o sistema de drenagem amadurece, durante os primeiros dois meses de vida. Se, no entanto, o canal lacrimal do bebê não estiver melhorando, o médico pode ensinar uma técnica de massagem especial para ajudar a abrir a membrana. Se a causa do bloqueio lacrimal for lesão facial, o médico pode sugerir esperar alguns meses para ver se a condição melhora à medida que a lesão cicatriza. Enquanto o inchaço diminui, os canais lacrimais podem ser desbloqueados naturalmente. Usando a técnica de dilatação, o médico amplia as aberturas com um instrumento especial e insere uma sonda fina através do canal e no sistema de drenagem das lágrimas. Para bebês, essa técnica é realizada sob anestesia geral. Para adultos com o canal parcialmente estreitado, o médico pode dilatar o canal com uma pequena sonda. Este é um procedimento ambulatorial simples que, geralmente, fornece, ao menos, alívio temporário dos sintomas.

Como é a cirurgia de desobstrução?

A cirurgia comumente usada para tratar canais lacrimais bloqueados é denominada dacriocistorrinostomia. O procedimento abre a passagem para as lágrimas escorrerem pelo nariz novamente. As etapas variam, dependendo da localização exata e da extensão do bloqueio, bem como da experiência e preferências do cirurgião. Após a cirurgia, será necessário usar um spray descongestionante nasal e colírios, com o intuito de evitar infecções e reduzir a inflamação. Depois de três a seis meses, deverá haver retorno ao consultório do médico para remover os stents usados ​​para manter o novo canal aberto durante o processo de cicatrização da cirurgia para bloqueio do canal lacrimal. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular