catarata

Conheça os tipos de catarata

A catarata é a principal causa de casos de cegueira tratáveis em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por deixar mais de 20 milhões de pessoas sem enxergar, cerca de 51% do total. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de 450 mil pessoas realizam a cirurgia por ano. Esses dados comprovam a necessidade de se discutir mais sobre o assunto. Por exemplo, você sabia que existem diversos tipos de catarata? O objetivo deste texto é explicar cada uma das formas da doença e o que fazer, caso se desenvolva alguma delas. Acompanhe, em seguida.

Entendendo mais sobre a catarata

A catarata é uma doença ocular que atinge o cristalino, tornando-o opaco e deixando a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, os sintomas podem evoluir, até que a pessoa enxergue apenas vultos. Em casos extremos, há perda da visão. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, mais de 550 mil novos casos de catarata são diagnosticados. A maioria deles se desenvolve lentamente e pode levar algum tempo, até que sejam percebidos, visto que os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. Outro aspecto importante é que a catarata atinge os olhos de forma diferente, podendo ser muito avançada em um lado, e só anos depois surgir no outro.

6 tipos de catarata

Poucas pessoas sabem, mas existem diversos tipos de catarata. Conheça os mais comuns, descritos a seguir.

Senil

A catarata senil é a manifestação mais comum da doença, atingindo pessoas com mais de 60 anos. Ela é caracterizada pelo envelhecimento do cristalino, que causa opacidade e dificuldade para enxergar.

Traumática

O principal fator de desenvolvimento da doença é algum trauma ocular (ferimentos ou lesões). É muito comum atingir apenas um dos olhos.

Diabética

A diabetes é fator de risco para inúmeras doenças, principalmente as cardiovasculares. No entanto, ela também pode ser responsável pelo surgimento desse tipo de catarata. Ocorre, normalmente, em pessoas mais jovens, até 55 anos, e devido ao quadro geral da saúde do indivíduo, o desenvolvimento dos sintomas pode ser acelerado.

Medicamentosa

O uso indiscriminado e sem prescrição de alguns medicamentos, como o corticoide, por exemplo, pode gerar catarata medicamentosa.

Congênita

Acomete recém-nascidos e crianças. As causas mais comuns são problemas genéticos, malformações, infecções durante a gravidez, abuso de álcool e drogas, bem como doenças transmitidas da mãe para o filho, durante a gravidez. Nos casos mais graves, em que a doença atrapalha o desenvolvimento da visão da criança, a cirurgia para correção deve ser realizada com urgência.

Secundária

Causada principalmente por inflamações nos olhos, como uveíte, glaucoma agudo, distrofia hereditária de fundo de olho e uso abusivo de medicamentos com esteroides. Ao se perceber a visão embaçada, ou ocorrer dificuldades para enxergar à noite, deve-se consultar o oftalmologista para entender o que está acontecendo e realizar os tratamentos necessários. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular