conjuntivite

3 tipos de conjuntivite

A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação na conjuntiva, a membrana que cobre a área branca dos olhos. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como os vírus e bactérias, assim como alérgenos e materiais químicos, que entram em contato direto com os olhos. Esse tipo de inflamação tem 3 classificações. Elas se diferem de acordo com aquilo que deu origem à doença. Isso quer dizer que quando é ocasionada por vírus, bactérias e fungos, recebe o nome de infecciosa. Se for decorrente de substâncias químicas, chama-se conjuntivite tóxica e quando a causa são os alérgenos, conjuntivite alérgica. Assim sendo, produzi esse material para explicar melhor sobre esses tipos de conjuntivite e como tratá-las. Acompanhe o artigo e entenda mais.

Conjuntivite Alérgica

Esse tipo da doença não é contagioso. Ele ocorre apenas quando a pessoa alérgica entra em contato com a causa da alergia, que muitas vezes é representado pelo pólen, giz e ácaros. Nesses casos, a inflamação é uma resposta do próprio organismo para combater o corpo estranho que ele entende como ameaça. A coceira nos olhos é o principal sintoma e pode ser amenizada com colírios anti-histamínicos, indicados para aliviar as manifestações da alergia. Normalmente, não há graves complicações e a doença é de fácil tratamento. Entretanto, é necessário ir ao especialista para o diagnóstico adequado.

Conjuntivite infecciosa

Essa categoria se divide em outras 4, são elas:

Bacteriana

A conjuntivite bacteriana é um tipo mais agressivo dessa inflamação. É provocada por bactérias que contaminam os olhos, provenientes de diversas fontes de contágio. O simples contato com uma superfície infectada ou com a secreção ocular do portador da doença é passível de transmitir a infecção. Os principais sintomas são secreção ocular amarelada, com ou sem a presença de pus, com alta possibilidade de afetar os dois olhos de uma só vez. Da mesma forma que em outras infecções por bactéria, a administração de antibióticos se faz fundamental. Assim, o tratamento é à base colírios antibióticos ou pomadas oftálmicas. O quadro dura em média 2 semanas, a depender da gravidade da inflamação.

Viral

A viral é o tipo mais comum da infecção. Geralmente, é a grande causadora das epidemias de conjuntivite, pois é altamente contagiosa. O vírus é disseminado no ar e pode ser propagado por espirros e tosse da pessoa infectada. Esse quadro pode ser associado à outras infecções virais comuns, como a gripe, o resfriado ou até o sarampo. Na conjuntivite viral, os sintomas são vermelhidão, inchaço e  secreção aquosa. Também pode se espalhar facilmente para o outro olho. O tratamento é realizado apenas para controlar os sintomas, uma vez que antibióticos não tem efeito contra os vírus. Ela dura um curto período de tempo, algo em torno de uma a duas semanas. Após o pico da doença, os sintomas começam a desaparecer sozinhos.

Conjuntivite gonocócica

A conjuntivite gonocócica é resultado de doenças sexualmente transmissíveis como Clamídia e Gonorreia. Nessa situação, os bebês são contaminados no parto, se a mãe estiver infectada. Quando há suspeita de infecção por DST, a gestante deve ser acompanhada pelo especialista para ser diagnosticada e tratada antes de dar à luz.

Conjuntivite Fúngica

Essa é muito, muito rara. Ocorre quando a pessoa passa por algum trauma, em que pedaços de madeira contaminada por fungos, atingem os olhos.

Conjuntivite tóxica

A conjuntivite tóxica é decorrente de substâncias químicas que entram em contato direto com os olhos, causando uma irritação na conjuntiva. Dentre as substâncias, é possível citar fumaça, perfumes, materiais de limpeza, queima de óleo diesel, entre outras. É importante procurar o oftalmologista ao menor sinal de irritação, para que não haja complicações para os olhos. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular