Obstrução das vias lacrimais

Obstrução das vias lacrimais: como tratar

O sistema lacrimal é de fundamental importância para o funcionamento da visão, mas você sabe como ele funciona? Sabe o que pode causar a obstrução das vias lacrimais?

O sistema lacrimal é composto pelas glândulas lacrimais e pelas vias de drenagem da lágrima para o nariz.

Cada olho possui um par de glândulas, que se localizam atrás e ao lado. Elas secretam o fluido lacrimal, que umedece o olho e é uma solução formada por água e sais. O excesso deste fluido é o que causa o choro. O duto que conduz a lágrima até o olho, gerando o choro, é conhecido como canal lacrimal.

Conhecendo o sistema lacrimal, como ocorre a obstrução das vias lacrimais?

Canal lacrimal entupido

As lágrimas mantêm os olhos saudáveis, livres de infecções e os protegem através dos anticorpos presentes no líquido.

O entupimento do canal lacrimal é causado pela falta de drenagem das lágrimas e pode levar a lacrimejamento, secreção e olhos irritados. A obstrução do canal lacrimal pode ser total ou parcial.

Tal bloqueio é mais comum em recém-nascidos e normalmente melhora até um ano de idade sem a necessidade de tratamento.

Já em adultos, esta obstrução pode ser causada por trauma, infecção, tumor ou mesmo causa desconhecida.

Esta patologia geralmente acomete adultos acima dos 50 anos, podendo ser um problema congênito ou adquirido.

Como tratar obstrução das vias lacrimais

Entre os principais sintomas, estão cílios molhados, lacrimejamento constante e uma bolsinha formada próximo ao nariz. Em adultos, é comum haver secreção.

Pode haver solução espontânea, sem a necessidade de tratamento ou intervenção cirúrgica, sobretudo nos casos de bebês, quando também é possível estimular o caminho da lágrima por meio de massagens delicadas na área dos canais, sempre com a indicação de um especialista.

Colírios e antibióticos também podem ser indicados, mas com razões plausíveis identificadas pelo médico.

Quando se trata de intervenção cirúrgica, o procedimento a ser realizado é chamado de dacriocistite. Tal procedimento pode ser realizado em crianças e adultos e consiste na criação de uma nova via de escoamento lacrimal.

Pode ser realizado externamente, a partir de um pequeno corte na pele da base do nariz ou pela via endoscópica, isto é, por dentro do nariz. A taxa de sucesso é alta em ambos os métodos.

Em crianças de até dois anos, a intervenção cirúrgica consiste na sondagem das vias lacrimais, sob anestesia geral, quando se passa uma sonda pela via lacrimal, que é desobstruída por meio da ruptura da membrana presente no ducto naso lacrimal.

A decisão pela sondagem deve obedecer alguns pontos, como a gravidade da obstrução, a idade da criança e se ocorrem ou não complicações e pode ser efetuada tão logo os sinais inflamatórios diminuam.

Percebe-se que a obstrução das vias lacrimais pode ser um problema enfrentado tanto por crianças como por adultos e não precisa de muito mistério para ser resolvido, bastando um acompanhamento adequado por parte de um oftalmologista de confiança.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular