cuidado com os olhos

3 cuidados com os olhos que você deve ter durante a pandemia

A pandemia causada pelo coronavírus mudou completamente a rotina de muitas pessoas, ainda mais com a necessidade do distanciamento social. É um momento que exige atenção especial, inclusive, cuidados com os olhos. Além das medidas de prevenção contra o contágio do vírus, a utilização de recursos digitais aumentou significativamente. Nesse cenário, é fundamental adotar medidas para preservar a saúde ocular. Durante esse período complicado que afetou todo o mundo, adotar cuidados com os olhos é indispensável. Pensando nisso, confira neste post 3 cuidados essenciais para preservar a sua saúde ocular e a qualidade de vida!

A importância do cuidado com os olhos durante a pandemia

Cuidar dos olhos deve ser algo comum para evitar patologias que comprometem o bem-estar. Entretanto, com a pandemia do coronavírus se tornou uma necessidade, pois os olhos são um dos principais meios de contágio da COVID-19. Além disso, durante a pandemia os hábitos que prejudicam a visão acontecem com maior frequência, devido ao uso intenso de recursos digitais. Adotar medidas de prevenção é essencial para evitar o desenvolvimento de problemas graves.

3 cuidados para ter com os olhos durante a pandemia 

A pandemia mudou as relações pessoais, profissionais e acadêmicas, exigindo cuidados especiais com a saúde, sobretudo a ocular. Algumas medidas básicas de rotina podem fazer a diferença para preservar a visão de problemas que inicialmente causam sintomas leves, mas com o tempo levam a grandes prejuízos. Veja dicas fundamentais para sua saúde ocular!

1. Faça pausas regulares 

O trabalho Home Office e o aumento da utilização de recursos digitais, seja por questões profissionais ou pessoais, faz com que os olhos sofram um esforço excessivo, causando sintomas desagradáveis. Para evitar, faça pausas regulares a cada 20 minutos duração de 1 minuto longe da tale do computador ou smartphone. Foque em objetos distantes e pisque com frequência, são ótimas formas para descansar a visão.

2. Evite ler em ambientes escuros 

A qualidade da nossa visão depende exclusivamente da iluminação do ambiente, por isso, quanto menor a presença de luz maior será o esforço para ler. Embora pareça algo simples, ler em ambientes escuros força a musculatura dos olhos levando a vários problemas, como a fadiga ocular, dor de cabeça e vermelhidão. Para uma leitura saudável, seja de um livro ou na tela de dispositivos eletrônicos, permaneça em locais bem iluminados, principalmente a noite. Dessa forma, você evitar ter esforços excessivos para enxergar bem.

3. Fique atento a higienização

Apesar do isolamento social ter afastado do convívio nos ambientes públicos, os cuidados com a higienização são necessários. Eventualmente, todos precisam sair de casa para ir ao mercado ou outro compromisso e é imprescindível estar atento. Sempre que precisar colocar as mãos nos olhos, se certifique que elas estejam bem higienizadas, sobretudo para manusear os óculos, lentes de contato ou remover maquiagens. Além de se prevenir contra o coronavírus, você vai impedir outras contaminações. A saúde ocular é indispensável para a qualidade de vida de qualquer indivíduo, por isso, cuidar para ter sempre uma boa visão é fundamental. Pode-se dizer que é uma necessidade para sobressair a pandemia sem prejudicar os olhos. Nesse sentido, mudar de hábitos é sempre uma boa alternativa, principalmente em tempos delicados como a pandemia do coronavírus. Portanto, agora que você já viu como ter cuidados com os olhos, fique atento para manter uma boa saúde ocular. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular