lentes de contato

Quando devo optar pelo uso das lentes de contato?

A escolha pelo uso das lentes de contato para resolver algum problema ocular sempre deixa as pessoas em dúvida. Seja para saber o momento certo para usar ou se é mais vantajoso em relação ao óculos de grau. É uma decisão que exige conhecer bem como é o uso das lentes de contato e ter a devida orientação médica. Dessa forma, além de evitar problemas na adaptação, não vai comprometer a saúde ocular e garantir uma visão perfeita. As lentes de contato tem a mesma finalidade dos óculos, corrigir problemas de refração. Você sabe quando escolher usar a lente? Para ajudar a esclarecer o assunto, confira neste post qual o momento ideal para adotar uma nova forma de cuidar da visão!

Quais as vantagens de utilizar a lente de contato? 

As lentes de contato é uma opção muito utilizada nos dias atuais, principalmente por oferecer vantagens para a rotina e tratamento do problema. É uma alternativa procurada por quem não se adapta bem aos óculos de grau. As principais vantagens de usar as lentes de contato são:
  • não ficam embaçadas;
  • não atrapalham quando se pratica esportes e atividades ao ar livre;
  • causa menos distorções e obstruções da visão;
  • confortável;
  • acompanham a curvatura do olho, proporcionando um campo de visão mais amplo;
  • permite o uso estético, mudando a cor dos olhos;
  • Lentes multifocais, com proteção contra a luz azul.

Quais os problemas de visão a lente pode ser usada?

Basicamente, as lentes de contato podem ser eficientes para resolver os mesmos problemas dos óculos de grau. Entretanto, é recomendável consultar um oftalmologista antes de utilizar as lentes, para uma avaliação personalizada. Pode-se resolver com o uso das lentes os seguintes problemas de visão:
  • astigmatismo;
  • hipermetropia;
  • miopia.

Quem pode usar as lentes de contato?

Qualquer pessoa pode utilizar as lentes de contato para correção de problemas com uso de grau. Embora seja necessário realizar uma consulta para analisar a situação e verificar se não há contra indicações. Também é importante verificar com o oftalmologista se existem restrições, como:
  • gravidez;
  • exposição a ambientes com poeira e produtos químicos.

Quando é preciso optar pelo uso das lentes de contato? 

De forma geral, a escolha do uso das lentes de contato segue as preferências pessoais, onde o individuo considera fatores como conforto, má adaptação aos óculos, estética e estilo de vida. É importante levar em consideração também a alteração patológica na visão, para saber se terá a mesma eficiência dos óculos. Ao analisar todos esses fatores é possível saber se é o momento ideal para substituir os óculos de grau por uma lente de contato. Cabe ressaltar que qualquer alteração no tratamento de uma patologia que afeta a visão é indispensável ter o acompanhamento de um especialista, sobretudo para definir o tipo de lente ideal. É a garantia que não haverá problemas e as lentes serão eficientes para promover uma visão de qualidade. Além disso, você vai ter o direcionamento correto, seja para melhorar questões estéticas ou a funcionalidade, tudo sem comprometer a saúde ocular. Portanto, se está pensando em usar as lentes de contato, não deixe de ter apoio médico. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular