fotofobia

Entenda a fotofobia

Os incômodos visuais causados por olhar diretamente para a luz ou se sentir desconfortável em ambientes muito iluminados, pode ser sinal da fotofobia. É um problema que afeta muitas pessoas e exige uma atenção especial. Para quem passa por essa situação, a luz se torna uma vilã, comprometendo a qualidade de vida. Nesse contexto, é considerada uma condição que causa sintomas desagradáveis e interfere nas atividades habituais do indivíduo. Como o contato com a luz é inevitável, é fundamental entender melhor a fotofobia para buscar o apoio especializado e ter soluções eficientes. Para ajudar, confira neste post o que é a fotofobia, suas causas, sintomas e tratamentos!

O que é a fotofobia? 

Primeiramente, é importante frisar que a fotofobia não é uma doença ocular. Trata-se de uma condição visual onde o individuo tem maior sensibilidade à luz, o que provoca uma aversão a qualquer tipo de claridade, seja natural ou artificial. Dessa forma, quando a pessoa é exposta à luminosidade imediatamente sente a intolerância, dificultando o convívio. A fotofobia pode se manifestar em diferentes intensidades, dependendo das características pessoais. A fotofobia pode apresentar dor intensa e desconfortos causados pelas células da retina que não suportam o excesso de luz. Acontece de forma crônica ou temporária e também ser sintoma de alterações no organismo.

Quais as causas? 

Muitos fatores contribuem para o surgimento da fotofobia, o que explica o grande número de pessoas que passam por esse problema. Desde os fatores relacionados a saúde, influências ambientais e naturais, diversas são as causas. As principais são:
  • alergias e infecções;
  • astigmatismo;
  • botulismo, meningite, reumatismo e raiva;
  • convulsão e enxaquecas;
  • cor dos olhos, pois o tom azul ou verde permitem uma entrada maior de luz e menos absorção de pigmento;
  • glaucoma, catarata ou uveíte;
  • problemas na retina;
  • recuperação de cirurgias;
  • uso de drogas;
  • uso prolongado e excessivo de lentes de contato.

Quais os sintomas? 

Os sintomas da fotofobia são desagradáveis e influenciam em todas as atividades da pessoa, principalmente no uso de recursos digitais. Além dos sinais visíveis, como a vermelhidão, a fotofobia causa os seguintes sintomas:

Como é o tratamento?

Ao perceber os primeiros sintomas, é preciso procurar um oftalmologista para realizar o diagnóstico preciso e identificar a real causa que desencadeia o problema. Após esse processo, é indicado o melhor tratamento. Se a causa for um problema ocular, o oftalmologista pode indicar o tratamento com o uso de colírios, óculos de grau ou de sol. Entretanto, se o motivo for outras doenças, é realizado uma investigação detalhada para procurar o melhor tratamento. Para ter mais chances de sucesso no tratamento é importante seguir rigorosamente as orientações médicas e adotar medidas de prevenção, como o consumo de alimentos ricos nas vitaminas B6, E, C e betacaroteno, além de reduzir a utilização de aparelhos digitais. A fotofobia é uma condição que merece cuidados especiais, pois expõe a sensibilidade a luz, algo extremamente necessário e comum a todos os ambientes. Portanto, ao perceber qualquer sintoma, procure auxílio médico para preservar a saúde ocular e evitar comprometer o seu estilo de vida. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular