Lentes de contato ou óculos: qual a melhor opção?

Os óculos e as lentes de contato são acessórios essenciais para quem sofre com miopia, hipermetropia, astigmatismo ou algum outro erro refrativo. Porém, diante das duas possibilidades, é muito comum que haja a dúvida sobre qual a melhor opção. Você sabe a resposta? Caso não, recomendamos que você continue a leitura deste artigo. A seguir, traremos as vantagens e desvantagens dos dois acessórios.

Quais as vantagens das lentes de contato?

Em alguns casos, apenas as lentes de contato são capazes de corrigir o problema de visão do paciente, como, por exemplo, quem tem grau elevado de miopia. Além disso, esses acessórios também ajudam a incrementar o estilo. Isso porque possuem versões coloridas, o que permite que, além da correção do erro refrativo, é possível mudar a cor dos olhos. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar óculos de sol sem maiores dificuldades. Outrossim, as lentes de contato são a principal opção de atletas e praticantes de esportes, pois, reduzem o risco de acidentes e garantem a mobilidade necessária para a realização dessas atividades. Por fim, esse acessório também costuma ser indicado para as crianças. A insegurança com a aparência e o medo de ser alvo de gozações dos colegas pode fazer com que elas desenvolvam repulsa pelos óculos.

Quando as lentes são indicadas?

As lentes de contato são indicadas em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e até presbiopia. Dependendo do grau da dificuldade de enxergar objetos à distância, apenas as lentes conseguem corrigir a curvatura da córnea. Ainda, esses acessórios são mais assertivos, pois, ficam mais próximas à córnea e permitem um campo maior de visão em comparação com os óculos. Além disso, as extremidades não são obstruídas. Ademais, as lentes de contato são indicadas para o tratamento do ceratocone, doença que faz com que a córnea se modifique gradativamente. Porém, são lentes diferenciadas e que precisam ser prescritas por um oftalmologista.

Quais as vantagens dos óculos?

Entre as principais vantagens dos óculos de grau está a sua versatilidade. Isso porque conta com inúmeros formatos, estilos e cores de armações e lentes, sendo considerado um acessório de moda. Ainda, em comparação com as lentes de contato, os óculos apresentam maior durabilidade, são de fácil manutenção e simples de limpar. Além disso, mesmo que o seu grau mude, você pode manter a sua armação, substituindo apenas as lentes oftálmicas. Ademais, diferente das lentes de contato, os óculos não exigem um longo período de adaptação. Nos primeiros dias é possível que você enfrente alguma dificuldade que rapidamente desaparecerão.

Quando são indicados?

Os óculos de grau são recomendados para a correção da maioria dos problemas de visão. Geralmente, os oftalmologistas indicam o seu uso para o tratamento de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Outrossim, as lentes dos óculos contam com diferentes tratamentos, tais como, proteção contra raios UV, antirreflexo, fotocromática, multifocais e bifocais. Enfim, para facilitar a sua escolha, converse com seu oftalmologista. Em alguns casos, é possível fazer uso tanto das lentes de contato quanto dos óculos. Independente da sua escolha, opte sempre pela qualidade do acessório. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular