Existem alimentos capazes de melhorar a saúde ocular?

A manutenção de uma alimentação saudável traz diversos benefícios para o corpo, evitando doenças, melhorando a qualidade de vida e aumentando a disposição física. Porém, além dessas vantagens, o consumo de alguns alimentos pode melhorar a saúde ocular. Você sabia dessa relação entre a alimentação e os olhos? Neste post, você irá entender porque adotar um cardápio rico em nutrientes é essencial para manter a saúde das suas estruturas oculares e prevenir problemas de visão.

Como a alimentação influencia na saúde ocular?

Nossos olhos são órgãos sensíveis e que sofrem com o chamado estresse oxidativo, condição decorrente do excesso de radicais livres no organismo e que pode levar ao envelhecimento precoce das células oculares. Ainda, entre os principais agentes causadores desse estresse, estão: exposição excessiva e desprotegida ao sol, alta concentração de ácidos graxos poliinsaturados, maus hábitos alimentares e um estilo de vida negativo. Ademais, o estresse oxidativo é considerado uma das principais causas de várias doenças oculares, como, por exemplo, catarata, degeneração macular relacionada à idade  (DMRI) e diversas inflamações. Neste sentido, o efeito neutralizante dos antioxidantes presentes nos alimentos contribui para a proteção do corpo contra esse agente. Por isso, você deve inserir na sua alimentação aqueles alimentos que são fontes dessas substâncias.

Quais alimentos combatem o estresse oxidativo?

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a saúde ocular, pois as células dos olhos só trabalham corretamente quando bem nutridas. Embora alguns dos principais ativos sejam produzidos naturalmente pelo corpo, você também pode facilmente encontrá-los nos alimentos. A seguir, saiba quais itens inserir na sua dieta.

Peixes

Os peixes de água fria, como o salmão, atum, cavalinha e sardinha, são fontes de ômega 3, nutriente fundamental para a saúde ocular. Isso porque atua no combate à síndrome dos olhos secos, catarata e DMRI. Ainda, caso você tenha alergia aos peixes ou não esteja habituado a comê-los, é possível suplementar o ômega-3 a partir do consumo de óleo de peixe, de semente de groselha preta ou óleo de linhaça.

Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes são ricos em luteína e zeaxantina, pigmentos presentes nas plantas que evitam o desenvolvimento de doenças oculares. Espinafre, couve e agrião são alguns dos vegetais mais indicados.

Frutas vermelhas

Morango, cereja, amora, mirtilo e framboesa são as principais fontes de vitamina C e flavonoides. Com isso, combatem os radicais livres que causam estresse oxidativo. Ademais, ajudam a prevenir a degeneração dos tecidos oculares e infecções.

Alimentos alaranjados

A cor laranja dos alimentos é um indicativo de vitamina A e betacaroteno, nutrientes que também atuam como antioxidantes e que auxiliam na saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce das células. Nesse grupo estão incluídos: mamão, cenoura, laranja, tangerina e abóbora. Então, com a leitura deste post, você entendeu a relação entre a alimentação saudável e a prevenção de doenças nos olhos. Portanto, insira esses alimentos no seu cardápio e mantenha uma boa saúde ocular. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular