Tudo que você precisa saber sobre lentes de contato

As lentes de contato se tornaram um acessório de moda, sendo uma alternativa segura ao uso de óculos de grau. Contudo, tanto a utilização quanto a escolha pelo melhor produto deve ser orientada por um oftalmologista. Neste post, você vai descobrir tudo sobre essas lentes. Então, se tem interesse em utilizar esse acessório, este post é leitura obrigatória. Ficou interessado? Continue a leitura.

Quais as vantagens das lentes de contato?

Para entender as vantagens em utilizar as lentes de contato, é necessário compará-las com os óculos de grau. Neste sentido, existem muitos benefícios em realizar essa substituição. A seguir, conheça os mais importantes:
  • quando expostas à água, não ficam molhadas e nem embaçam;
  • não causam reflexos incômodos ou distorções na imagem;
  • facilitam a prática de esportes e atividades físicas;
  • não pesam;
  • oferecem uma aparência natural;
  • não escorrega;
  • melhoram a autoestima.
Entretanto, você também precisa conhecer as desvantagens de trocar essas lentes pelos óculos. Uma delas é que, mesmo fabricadas em material resistente, têm mais chances de rasgar quando manipuladas inadequadamente. Outros problemas no uso desse acessório são: deixa os olhos secos e irritados, exige um investimento maior, precisa de cuidados diários, oferece um risco elevado de infecções oculares e necessita de manutenção constante.

Por que você precisa da orientação de um oftalmologista?

Embora as lentes de contato possam ser facilmente adquiridas, isso não significa que você pode comprá-las indiscriminadamente. A orientação de um oftalmologista é fundamental para evitar que elas tragam mais prejuízos que benefícios. Ainda, o primeiro passo é verificar a possibilidade de utilizá-las. Isso porque existem pessoas que têm contraindicação para o uso das lentes em decorrência de doenças oculares, alergias ou outros problemas de saúde. Ademais, caso você esteja apto para o acessório, é necessário realizar exames de refração que irão determinar o grau das lentes, além de outros testes que avaliam a saúde da córnea, tais como, ceratometria, topografia e pentacam.

Como escolher?

Ao buscar o suporte de um oftalmologista, você receberá a prescrição do tipo de lente mais indicada para o seu caso. Com isso, você pode adquiri-las em óticas ou em lojas online confiáveis. Entretanto, antes de concluir a compra, verifique o prazo de validade do produto. Existem lentes para uso diário, quinzenal, mensal e até anual. Geralmente, o médico já irá orientá-lo sobre qual o tipo mais indicado. Além disso, é de extrema importância que as lentes sejam confortáveis e se adaptem bem aos seus olhos. Neste sentido, quanto menor for a duração, mais segura é a lente, pois diminui o risco de infecções e complicações. Ademais, ao iniciar a utilização das lentes de contato, lembre-se da rotina de limpeza diária. Assim, sempre lave as mãos antes de manipulá-las e troque periodicamente a solução desinfetante do estojo. Enfim, com a leitura deste post, você conheceu tudo o que há de mais importante sobre o uso das lentes de contato e os benefícios de substituir os óculos de grau. Lembre-se, a consulta com o oftalmologista é a principal etapa dessa transição. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular