5 cirurgias estéticas para a área do olho

O sistema ocular é uma região delicada e muito complexa. Porém, mesmo diante dessa complexidade, existe uma grande variedade de técnicas de cirurgias estéticas destinadas a melhorar a aparência da face. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre os principais procedimentos estéticos realizados na região ocular, além de descobrir em quais casos são indicados. Então, não perca tempo e continue a leitura do post.

1. Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras superiores, estruturas responsáveis por cobrir e fechar os olhos, e que são revestidas pela camada mais fina da pele em comparação a todo o corpo. Por isso, as pálpebras são as primeiras a apresentarem os sinais de envelhecimento, causando o aspecto de cansaço nos olhos, além da formação de bolsas que prejudicam o campo de visão. Assim, a blefaroplastia é indicada nos casos de ptose palpebral e excesso de gordura na região dos olhos. Além disso, é uma cirurgia estética simples, com pós-operatório pouco traumático e que promove resultados duradouros.

2. Cirurgia de correção do entrópio

O entrópio é uma condição caracterizada pelo mau posicionamento das pálpebras, de modo que a margem ou a borda da pálpebra apresenta rotação interna, em direção ao olho. Com isso, pode ocasionar graves lesões na córnea. Neste sentido, a cirurgia de correção do entrópio é indicada tanto para eliminar a irritação ocular provocada pela condição quanto para melhorar a aparência do paciente. Assim, é considerado um procedimento estético e restaurador.

3. Dacriocistorrinostomia (DCR)

Trata-se da cirurgia realizada para corrigir a obstrução das vias lacrimais a partir da ligação direta entre saco lacrimal e meato médio da cavidade nasal. Esse procedimento pode ser feito de três modos: externa, endo nasal ou trans canalicular. Ainda, o procedimento é indicado tanto para crianças quanto adultos e exige anestesia geral ou sedação endovenosa. Geralmente, não há a necessidade de internação hospitalar e o paciente não costuma relatar dor no pós-operatório.

4. Descompressão de órbita

Trata-se de um procedimento cirúrgico utilizado no tratamento da proptose ocular ou exoftalmo, condição em que há a projeção dos olhos para fora da órbita. A descompressão de órbita é uma cirurgia de reabilitação cosmético-funcional de pacientes com doença de Graves. Ainda, esta cirurgia pode ser realizada a partir de diferentes técnicas, como, por exemplo, retirada óssea combinada ou não, com a remoção de gordura. O objetivo do procedimento é dar mais espaço para o olho acomodar-se na órbita.

5. Aplicação de toxina botulínica para atenuação de rugas

Trata-se de uma das cirurgias estéticas mais realizadas na região dos olhos e consiste na aplicação da toxina botulínica na região da testa, sobrancelhas e nos “pés de galinha”. Essa substância é reconhecida por promover a paralisia muscular. No entanto, o procedimento deve ser feito por profissionais experientes e capacitados. Caso contrário, podem ocorrer complicações que causam grande transtorno ao paciente, tais como, visão dupla, ptose palpebral, sorriso assimétrico e perda de expressão facial. Enfim, esses são apenas alguns exemplos de cirurgias estéticas para a região dos olhos. Embora seja uma área delicada, os procedimentos são seguros e eficazes, desde que executados por profissionais especializados. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular