ardência nos olhos

Descubra as doenças que causam ardência nos olhos

A ardência nos olhos, na maioria dos casos, não é indício de nenhum problema grave, pois é um sintoma bastante comum que pode ser causado por exposição à fumaça ou alergia a um determinado produto ou substância.

Entretanto, esses sintomas também podem estar atrelados a alguns casos mais sérios, como problemas de vista ou conjuntivite, que precisam ser localizados e tratados de maneira correta.

Deste modo, é necessário levar em consideração os demais sintomas existentes como: irritabilidade nos olhos, coceira, lacrimação, vermelhidão, inchaço nos olhos e, quando um desses sintomas vir à tona, o mais indicado é procurar um médico e informá-lo, para que ele possa chegar mais rapidamente ao diagnóstico.

Principais doenças que causam ardência nos olhos

Como já foi mencionado acima, a sensação de ardência nos olhos pode estar ligada a algum problema de saúde em determinados casos. Dentre as principais doenças relacionadas a esse sintoma, podemos destacar:

1- Síndrome do olho seco

Na grande maioria das vezes, a síndrome do olho seco atinge pessoas que passam muitas horas do dia em frente ao computador, pois isso faz com que o indivíduo pisque menos vezes do que o normal e, consequentemente, deixa os olhos ressecados, já que não são produzidas lágrimas suficientes para lubrificá-los.

Indicações

Piscar os olhos mais vezes quando estiver em frente a tela do computador é uma solução simples e rápida, porém colocar algumas gotas de soro fisiológico ou colírio nos olhos é o mais indicado pois irá evitar o ressecamento dos olhos, deixando eles hidratados.

2- Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é caracterizada por uma inflamação na superfície ocular, que pode também vir acompanhada de vermelhidão, dor nos olhos e coceira. A doença pode ser causada pela exposição dos olhos a substâncias alérgicas, como, por exemplo, poeira, pêlos de animais e pólen.

Indicações

Evitar o acúmulo de pó nos móveis da casa, não ficar coçando os olhos e — para o alívio da dor — o mais indicado é fazer sessões de compressas de água fria nos olhos para o amenizar o desconforto. Além disso, também é essencial manter os olhos hidratados com soro fisiológico ou colírio.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma doença que tem como característica principal inflamação na mucosa do nariz, que acaba resultando em sintomas como espirros e obstrução nasal. Porém, em alguns casos, também pode causar ardência nos olhos devido ao contato com o alérgeno.

Indicações

Nessa situação não há soluções simples. O mais recomendado é ir ao médico para que ele possa fazer o diagnóstico, indicar a medicação necessária para acabar com os sintomas e prevenir as novas crises alérgicas.

Quando procurar um médico?

Dessa forma, caso apresente alguns dos sintomas citados (ardência nos olhos, dificuldade para enxergar, dificuldade de manter os olhos abertos, lacrimação contínua ou coceira nos olhos), o mais recomendado é procurar um oftalmologista para que seja feito o diagnóstico correto e, caso necessário, o tratamento seja iniciado por meio de medicamentos.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Comentários

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular