Catarata

Catarata: 12 sinais que indicam a doença

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, mais de 7,8 milhões de idosos são diagnosticados com catarata. A doença tem somente um tipo de tratamento: a cirurgia. O procedimento é considerado um dos mais seguros do mundo. Ocorre que a catarata é uma doença silenciosa e, por isso, muitas vezes passa despercebida. Neste texto, são apresentados os principais sinais da doença e como proceder, caso seja diagnosticada.

O que é a catarata?

Caracterizada pelo envelhecimento do cristalino, a catarata pode levar à perda progressiva da visão. Ela pode ocorrer ao longo da vida, afetando principalmente os idosos. Entretanto, há casos registrados em recém-nascidos. Nessas condições, a doença é denominada catarata congênita. A principal causa da doença é o envelhecimento, mas fatores como exposição excessiva ao sol, infecções, diabetes, hipotireoidismo, tabagismo, trauma na região dos olhos e uso excessivo de medicamentos podem contribuir para o desenvolvimento da doença ocular.

Quais são os sintomas da catarata?

Muitas vezes, não se percebe o desenvolvimento da doença e chega-se ao consultório com a catarata em estado avançado. Entretanto, existem diversos sintomas que podem surgir em conjunto, ou de forma isolada. O ideal é prestar atenção nesses sinais e procurar um oftalmologista, assim que ocorrer algo incomum. Entre os sinais mais comuns da doença, estão:
  1. Diminuição da visão;
  2. Visão embaçada;
  3. Sensibilidade à luz (fotofobia);
  4. Alteração das cores;
  5. Dificuldade para enxergar à noite;
  6. Alteração da cor do olho;
  7. Visão dupla;
  8. Dificuldade para ler, dirigir e andar;
  9. Enxergar brilhos e halos;
  10. Distorção de imagens;
  11. Perder o interesse por atividades que fazia antes (como ler, costurar e outros), visto que não se consegue enxergar direito;
  12. Agravamento de miopia pré-existente.

O que fazer quando perceber os sintomas?

Ao perceber um ou mais dos sintomas, deve-se consultar um oftalmologista de confiança, para que ele faça o diagnóstico correto. Normalmente, no caso da catarata, é realizado um exame do cristalino, para verificar possíveis lesões e confirmar a doença. O único tratamento para catarata é a cirurgia. O procedimento é muito simples, rápido (dura, aproximadamente, 30 minutos) e seguro. É realizado com anestesia local e o indivíduo vai para casa no mesmo dia, com restrição de movimentos bruscos e inclinação da cabeça. A cirurgia consiste na substituição do cristalino por uma lente, produzida sob medida, de acordo com a curvatura da córnea.

Como prevenir a catarata?

Apesar de se tocar pouco no assunto, é possível prevenir a catarata. Um dos principais responsáveis pela doença é a exposição a raios solares. Sendo assim, use sempre óculos escuros de qualidade, com proteção UVA e UVB. Além disso, evite olhar diretamente para o sol. Manter uma alimentação rica em vegetais também pode contribuir, pois esses alimentos fornecem nutrientes ao organismo, como a vitamina A, conhecida por proteger os olhos. Evite, também, fumar e usar colírios com corticoide sem recomendação médica. Pequenas ações podem ajudar sua saúde ocular e melhorar a qualidade de vida. Quer saber mais sobre catarata? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!