Exame De Vista: Quando Fazer?

Assim como precisamos manter uma rotina de check-ups médicos para avaliar a saúde do coração e de outros órgãos, também é necessário realizar regularmente o exame de vista. Dessa maneira, você adota uma postura preventiva em relação a sua saúde ocular. Você conhece os tipos de exames que são realizados? Sabe quando é a hora certa de procurar um oftalmologista? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o exame de vista?

Trata-se de um procedimento indicado para avaliar a capacidade visual e identificar possíveis doenças que podem levar à perda da visão, sendo feito no consultório oftalmológico. O ideal é que seja realizado de maneira preventiva, antes do surgimento de sintomas. Contudo, na presença de dor de cabeça frequente, vermelhidão nos olhos, sensação de peso ou cansaço na vista e/ou dificuldades para enxergar de perto ou à distância, é imprescindível procurar um oftalmologista para realizar o exame de vista.

Quando fazer?

A consulta com o oftalmologista deve ocorrer sempre que houver algum desconforto ou incômodo que prejudique a sua visão. Existem alguns sintomas específicos que já indicam a necessidade de fazer o exame de vista, como, por exemplo:
  • visão dupla ou manchas na visão;
  • inflamação nas pálpebras;
  • hipersensibilidade à luz;
  • dificuldade em distinguir objetos e cores;
  • lacrimejamento excessivo;
  • irritação e coceira na vista;
  • perda parcial ou total do campo de visão.
Ademais, a avaliação oftalmológica também deve ser feita por pessoas com histórico familiar de glaucoma ou de outras doenças oculares. Porém, mesmo que não haja nenhum sintoma e nenhuma condição atenuante, é preciso manter uma rotina de visitas ao oftalmologista. Isso porque, com o passar dos anos, o corpo humano envelhece e perde gradualmente sua capacidade funcional. Assim, a suscetibilidade a doenças oculares aumenta à medida que a idade avança.

Como funciona o exame de vista?

Existem diferentes tipos de exames de vista, mas é o oftalmologista quem determina qual o procedimento mais adequado para cada paciente. Cada teste tem um objetivo específico. A seguir, listamos os exames mais comuns:

Teste do olhinho

Trata-se do primeiro exame de vista que realizamos na vida, sendo feito logo após o nascimento. O teste do olhinho visa identificar doenças congênitas, tumores, inflamações e erros refrativos.

Teste de Snellen

O teste de acuidade visual, como é chamado, é aquele onde o paciente precisa acertar quais as letras que constam em um diagrama. O procedimento é indicado para diagnosticar miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Ceratometria

Trata-se do exame que mede a curvatura da córnea, permitindo a identificação do grau da lente intraocular que será utilizada em uma cirurgia de catarata ou das lentes de contato. O procedimento é computadorizado e não invasivo.

Exame OCT

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame de imagem utilizado para complementar o diagnóstico de diversas doenças oculares e permite a análise da retina, do nervo óptico, vítreo e da coroide. Enfim, esses são os principais exames de vista realizados nos consultórios oftalmológicos. Assim, ao primeiro sinal de um problema nos olhos, procure um profissional para ser avaliado e, se necessário, realizar esses testes. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!