Lacrimejamento: o que é e como tratar?

O lacrimejamento ou epífora é um sinal dos olhos que pode ser muito desconfortável e pode ter causas diversas. Quando alguém está lacrimejando associamos à emoção, mas quando ocorre de forma frequente pode atrapalhar o convívio com as pessoas, a execução do trabalho ou atividades do dia a dia.

Causas do lacrimejamento

A lágrima é produzida de forma constante para lubrificar, proteger a superfície do olho e permitir boa visão.

O lacrimejamento pode ter causas variadas e ocorrer durante conjuntivites, alergias e irritação por agentes externos como fumaça e produtos químicos.

Quando o lacrimejamento é crônico ele pode ter causas mais especificas, como:

• Olho seco evaporativo: pessoas com inflamações palpebrais podem apresentar uma evaporação muito rápida da película que a lágrima forma sobre o olho. Essa evaporação estimula um reflexo de produzir muita lágrima que acaba causando o lacrimejamento.
  • Flacidez palpebral: as pálpebras funcionam como uma bomba que empurram, ao piscar, a lágrima em direção ao canal lacrimal para drenar a mesma até a região interna do nariz. Se as pálpebras estiverem flácidas esse mecanismo não irá funcionar e a lágrima ficará retida nos olhos.
  • Obstrução do canal lacrimal: o canal lacrimal é o responsável por drenar a lagrima do olho até a parte interna do nariz de maneira constante e imperceptível. Se esse canal estiver obstruído a lagrima ficará retida no olho.

Tratamento do lacrimejamento

O tratamento irá depender da causa.

Em casos de olhos seco evaporativo o lacrimejamento melhora ao se tratar a inflamação das pálpebras associado ao uso de colirios lubrificantes.

Se a causa é a flacidez palpebral o tratamento será uma cirurgia palpebral para restaurar a função das pálpebras. Isso irá permitir que a lágrima possa ser drenada de forma correta para o canal lacrimal.

Quando há uma obstrução do canal lacrimal o único tratamento é a cirurgia. Atualmente temos a possibilidade de realizar essa cirurgia através do nariz utilizando câmeras. Com essa técnica (dacriocistorinostomia endonasal) evitamos cortes sobre a pele e possibilitamos um pós operatório muito mais confortável.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte.