lentes de contato

7 cuidados que você deve ter com as lentes de contato

As lentes de contato são bastante utilizadas como opção para a correção de problemas de visão e, além disso, também podem auxiliar na recuperação de procedimentos cirúrgicos. Portanto, para que elas sejam realmente benéficas para a saúde e autoestima das pessoas é necessário ter alguns cuidados.

E aí, conta para gente: você sabe como cuidar das suas lentes para garantir que a sua saúde ocular não será afetada? Para te ajudar com isso, separamos nesse post 7 dicas essenciais. Confira a seguir.

Como cuidar das suas lentes de contato

É importante ter em mente que, caso você não cuide delas, além de diminuir a sua vida útil, também estará colocando em risco a sua saúde. Afinal, as lentes poderão ser contaminadas por fungos e bactérias que são altamente prejudiciais aos seus olhos.

Confira abaixo os 7 cuidados diários que você deve ter com as suas lentes de contato:

1. Sempre as retire antes de dormir

Dormir sem a lente é um dos principais hábitos que você precisa adotar no seu dia a dia para garantir a sua saúde ocular. E isso se explica porque não é recomendável ficar mais de 16 horas com a lente, ou seja, o ideal é que você coloque na parte da manhã e retire pela noite, dando aos seus olhos o descanso que eles precisam.

2. Saiba como colocá-las e retirá-las corretamente

Outro ponto importante é reparar na forma que você tira e coloca a suas lentes, uma vez que as lentes colocadas de forma invertida ou no olho errado podem ser prejudiciais à sua visão e aumentar o risco de infecções e irritações.

Portanto, antes de colocá-las nos olhos, lembre-se de garantir que estão sendo colocadas corretamente (lente direita no olho direito e lente esquerda no olho esquerdo) e se elas não estão viradas.

Em seguida, segure suas pálpebras para não piscar, segurando também a parte inferior. Depois é só encaixar a lente no canto do olho com o auxílio de um dedo. Feito isso, basta piscar por alguns segundos para que a lente fixe no lugar correto.

3. Lave suas mãos antes de colocar ou retirar as suas lentes

Aprendeu como colocar a lente? Agora saiba que este só poderá ser feito se suas mãos estiverem bem limpas e higienizadas. Caso contrário, você contaminará o estojo, o que causa infecções oculares graves.

Então lembre-se: sempre que for manusear as lentes, seja para colocar ou retirar, lave bem suas mãos utilizando um sabão neutro e, depois, secando-as com uma toalha.

4. Faça a limpeza das lentes com uma solução apropriada

Assim como suas mãos, as lentes também precisam ser limpas frequentemente e de maneira apropriada. Para isso, é de extrema importância que você utilize os produtos indicados para a higienização de lentes de contato.

5. Limpe o estojo das lentes regularmente

E, para finalizar o processo de limpeza, não se esqueça do estojo! Para limpá-los, utilize a mesma solução das lentes enquanto elas estiverem sendo usadas. Deixe-o secar naturalmente, sem o auxílio de toalha ou papéis.

Repita o processo por pelo menos uma ou duas vezes na semana e troque o estojo a cada três meses ou no período indicado pelo fabricante.

6. Evite coçar os seus olhos

O hábito de coçar os olhos deve ser evitado não apenas por quem usa lente, mas por qualquer pessoa. Afinal, há risco de infecção e, em alguns casos, até mesmo de deslocamento da retina.

Entretanto, para pessoas com lente de contato, o cuidado precisa ser redobrado, pois além dos risos citados anteriormente, há chances de a lente sair do lugar.

Então sempre que estiver com vontade de coçar os olhos, feche-os por alguns minutos até que a vontade passe. Se porventura a situação persistir, procure um médico para que seja avaliada a presença de alguma irritação ou outro problema ocular.

7. Respeite a data de validade das lentes de contato

Por fim, mas não menos importante, não extrapole os prazos de validade da sua lente de contato. Lembrando que cada lente possui uma validade diferente, sendo necessário averiguar qual é a sua em específico.

Esperamos que você tenha entendido quais são os cuidados diários que você precisa ter com suas lentes de contato para garantir sua saúde ocular e que, a partir de hoje, você os siga. E em caso de qualquer alteração ou sintoma nos olhos, não deixe de procurar um oftalmologista para avaliação.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Comentários

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular