Lentes de contato por estética: quais os ricos e benefícios?

Diante da necessidade de corrigir um erro refrativo, as lentes de contato surgem como uma alternativa segura e confortável. No entanto, além da indicação médica, esses acessórios podem ser utilizados apenas por estética.

Contudo, existem muitas dúvidas sobre os riscos e benefícios dessas lentes. Neste sentido, preparamos este post para esclarecer os principais pontos a respeito do tema e sanar todas as suas dúvidas.

Quando as lentes de contato coloridas podem ser utilizadas?

As lentes de contato são consideradas uma opção mais segura e confortável, quando comparadas aos óculos de grau. Esses acessórios são fabricados em diferentes tipos de materiais, sendo cada um indicado para uma situação específica.

Além disso, as lentes também podem ser utilizadas apenas para fins estéticos, podendo ou não ter efeito de correção visual. Geralmente, a procura por essa versão do produto é pautada pelas seguintes necessidades:

  • realçar o visual a partir de mudanças na coloração dos olhos;
  • revestir cicatrizes e opacidades corneais;
  • cobrir cataratas hipermaduras que não tenham indicação cirúrgica.

Embora sejam um excelente recurso estético e tenham se tornado um acessório de moda, as lentes de contato coloridas precisam ser usadas com cautela. Isso porque existem diversos riscos associados a sua utilização.

Quais são esses riscos?

Em primeiro lugar, por mais que não haja o objetivo terapêutico, o uso das lentes por estética também precisa ser orientado e acompanhado por um oftalmologista. Assim, para evitar prejuízos a sua saúde ocular, agende uma consulta com esse profissional.

Isso porque, caso não ocorra uma boa adaptação, o indivíduo não siga as orientações médicas ou as lentes sejam colocadas de maneira errada, pode causar uma erosão na córnea, facilitando a entrada de bactérias.

Além disso, esses acessórios precisam ser continuamente higienizados. Caso contrário, as lentes podem causar intolerância, sensação de olho seco, ceratite, conjuntivite, úlcera corneana e alergias. Em casos mais graves, pode levar até a perfuração da córnea, exigindo um transplante.

Por essas razões, o uso de lentes de contato coloridas deve ser recomendado e acompanhado por um oftalmologista. Assim, você evita todos esses possíveis riscos. Porém, com a utilização correta, esses acessórios trazem alguns benefícios importantes.

Quais os benefícios do uso de lentes de contato?

As lentes de contato coloridas têm função estética, permitindo que as pessoas melhorem ou transformem a aparência natural da íris. Dessa forma, a principal vantagem no seu uso é a possibilidade de dar uma repaginada no visual.

Além disso, existem diferentes opções de lentes para fins estéticos, sendo cada uma capaz de promover uma melhora em aspectos distintos. As mais comuns são:

  • lentes de realce: intensificam a aparência natural dos olhos, potencializando a cor;
  • opacas: alteram a tonalidade dos olhos de maneira mais sólida.

Com isso, outra vantagem de utilizar as lentes para fins estéticos é a melhora na autoestima. Em função do realce que promovem nos olhos, trazem uma nova aparência para o indivíduo, deixando-o mais satisfeito com sua própria imagem.

Ademais, algumas lentes coloridas também oferecem as mesmas vantagens que aquelas indicadas para fins terapêuticos, como, por exemplo, proteção contra a radiação ultravioleta e contra o ressecamento dos olhos.

Então, como você pode perceber, as lentes de contato coloridas são uma excelente opção para quem deseja mudar o visual. Entretanto, para evitar problemas, precisam ser indicadas por um oftalmologista e todas as instruções de uso devem ser seguidas.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Comentários