miopia

Miopia: causas, sintomas e tratamentos

Miopia é um distúrbio na visão onde o foco em uma imagem ocorre antes da mesma chegar à retina.

Um indivíduo míope consegue enxergar objetos próximos com clareza, porém, os distantes são visualizados como se estivessem borrados.

Abaixo, veja os principais tipos de miopia existentes:

Curvatura

É o tipo que se dá quando a córnea ou cristalino do olho possuem uma curva mais realçada e anormal.

Degenerativa

Também chamada de patológica ou maligna, é o tipo grave e raro do distúrbio, que pode levar a cegueira.

Axial

Tem por característica, quando o comprimento do olho é maior do que o comprimento óptico. É um dos tipos do distúrbio mais grave, e também pode levar a cegueira, por se tratar de uma doença evolutiva.

Secundária

Também chamada de miopia de índice, se dá devido a um processo degenerativo ou deslocamento do cristalino, sendo mais comum em pessoas com idade mais avançada e que já possuem glaucoma ou catarata.

Congênita

Também é um tipo grave do distúrbio, entretanto, vem desde o nascimento e costuma ter causas genéticas.

Causas

Esse distúrbio na visão pode acontecer quando a córnea tem uma curva muito acentuada, ou de forma mais comum, quando o olho é mais longo do que o habitual.

Geralmente é iniciada na infância e  as pessoas que têm histórico familiar da doença possuem mais chances de desenvolvê-la.

Na grande maioria dos casos, a doença se estabiliza no início da idade adulta, porém em alguns casos ela pode progredir com a idade.

Além disso, tanto homens quanto mulheres podem ser afetados da mesma forma.

Sintomas

Um dos principais sintomas desse distúrbio é enxergar mal as imagens de longa distância.

Uma pessoa míope vê com clareza os objetos próximos, porém, quando distantes, eles podem parecer turvos.

Com muita frequência essa doença é notada primeiramente nas crianças na idade escolar, quando a criança tem dificuldade de enxergar o quadro à distância, mas conseguem ler perfeitamente um livro, por exemplo.

Tratamento

O tratamento da doença tem como objetivo auxiliar no foco da luz de forma correta na retina, por meio de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.

As lentes de óculos para correção fazem com que as imagens que caiam antes da retina, agora caiam de forma exata em cima da retina, proporcionando uma visão clara e nítida.

Já as lentes de contato rígidas ou gelatinosas são boas opções para a correção desse mal. Pessoas míopes, podem usar lente de contato em apenas uma das vistas, fazendo assim o que é denominado como monovisão.

A miopia tende a piorar com a idade, portanto, os míopes necessitam trocar de óculos ou lentes de contato com uma certa frequência.

Em relação ao procedimento cirúrgico, o indivíduo míope é o paciente perfeito para a realização da cirurgia refrativa a laser.

Ainda, há duas técnicas dessa cirurgia: LASIK e PRK. Ambas são bastantes seguras e proporcionam excelentes resultados, visto que o laser altera a curva da córnea, deixando-a mais plana e, consequentemente, os raios de luz caem exatamente em cima da retina.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!