miopia, astigmatismo

Qual a diferença entre miopia e astigmatismo?

Dentre as doenças oftalmológicas existentes, a miopia e o astigmatismo podem ser consideradas como uma das mais frequentes entre as pessoas. E, por serem parecidas, muitas vezes acabam sendo confundidas. No entanto, há diferença entre as duas.

Embora ambas sejam problemas oculares e proporcionem dificuldades para enxergar — o que pode acabar gerando uma conclusão equivocada sobre elas — se tratam de patologias distintas. Abaixo, confira as particularidades de cada uma delas.

Características da miopia

A miopia é uma doença visual que ocorre devido a uma deformidade no globo ocular, que acarreta na dificuldade do olho focar em imagens ou letras que estejam distantes, fazendo com que se enxergue inadequadamente.

Isto acontece quando os raios de luz produzem o foco antes da retina, causando dificuldade para enxergar de longe.

Vale ressaltar que a miopia costuma ser uma doença hereditária, dependendendo da condição genética de cada um.

Sintomas

A miopia pode apresentar diversos sintomas e a grande maioria deles pode ser percebido facilmente em algumas situações do dia a dia. Dentre os principais, podemos ressaltar:

• Visão turva para enxergar objetos distantes;
  • Lacrimação excessiva nos olhos;
  • Dores nos olhos ou cansaço na vista por forçar demais a visão;
  • Tonturas e fortes dores de cabeça;
  • Dificuldade de dirigir veículos, principalmente à noite;
  • Precisar apertar os olhos para enxergar com maior clareza;
  • Dificuldade em ler as placas de trânsito ou semáforos.

Tratamento

O tratamento na grande maioria das vezes é muito simples, podendo ser solucionado com óculos de grau ou lentes de contato que serão indicados após a consulta com um oftalmologista.

Porém, em alguns casos, apenas isso não será o suficiente, sendo assim necessária a realização de uma cirurgia nos olhos.

Características do astigmatismo

O astigmatismo é um distúrbio visual que causa dificuldade para enxergar imagens ou objetos, não importando se estejam longe ou perto.

É causado por um problema na córnea dos olhos que se estende de forma desigual, demonstrando um formato oval. Assim, o olho acaba focando em diversos pontos, fazendo com que as imagens visualizadas fiquem distorcidas ao passar pela córnea.

Sintomas

Os sintomas do astigmatismo pode variar de acordo com a gravidade do quadro. Dentre eles, estão:

• Olhos sensíveis a luz;
  • Incapacidade de enxergar de perto ou de longe sem forçar a vista;
  • Dificuldade de ler letras pequenas;
  • Visão dupla;
  • Vista cansada;
  • Dor de cabeça.

Tratamento

Embora o astigmatismo não tenha cura, o tratamento da doença não é complicado, podendo ser corrigidoa por lentes de contato ou óculos de grau, indicados por um oftalmologista.

Para os casos mais graves a solução é realizar a cirurgia refrativa, que só é permitida para maiores de 21 anos de idade.

Relação entre miopia e astigmatismo

Portanto, fica claro que essas duas doenças possuem sim uma grande semelhança, mas, apesar disso, têm suas próprias particularidades e, definitivamente, não são iguais.

Ademais, embora haja casos em que a mesma pessoa possui ambas as doenças, não significa necessariamente que os portadores do astigmatismo também irão desenvolver a miopia ou vice-versa.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!