nistagmo

Nistagmo: sintomas, causas e tratamentos

O nistagmo é uma condição pouco conhecida pela população e que afeta diretamente a função dos olhos. Além de se manifestar de diferentes formas, o quadro pode ser causado por inúmeros fatores, o que torna a doença de difícil diagnóstico. Você já ouviu falar nessa patologia? Conhece os sintomas? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos os tópicos mais relevantes sobre o tema.

O que é nistagmo?

Trata-se de um problema ocular caracterizado pelo movimento involuntário dos olhos, que pode ocorrer mesmo quando o paciente não movimenta a cabeça. Esses movimentos são repetitivos e não controlados e podem ser de baixa ou alta intensidade. Além disso, a direção dos movimentos também pode ser de baixo para cima, de um lado para o outro ou rotatórios. Ademais, o nistagmo é classificado das seguintes maneiras:
  • manifesto: quando está sempre presente, ininterruptamente;
  • latente: se um olho for coberto;
  • manifesto-latente: quando um olho é coberto e ocorre continuamente.

Quais são os sintomas?

O movimento involuntário de um ou dos dois olhos é o sintoma mais característico da doença. Em função desse movimento, o paciente também apresenta redução na capacidade de enxergar e tem dificuldade em fixar objetos. Outros sinais comuns de nistagmo são: sensibilidade à luz, problemas de equilíbrio e coordenação motora, tonturas, dificuldade para enxergar no escuro e manutenção da cabeça em posição inclinada. Ainda, o quadro tende a se agravar quando o paciente está cansado ou sob efeito de estresse. Em casos mais sérios, a perda de visão pode levar à cegueira parcial.

Como é causado?

O principal desafio no tratamento de um paciente com nistagmo é identificar a condição que originou a doença. Isso porque existem mais de dez causas associadas ao quadro. A seguir, conheça as principais:
  • labirintite;
  • lesão cerebral, medular ou no sistema vestibular;
  • tumor ou câncer nos olhos;
  • catarata, glaucoma ou problemas na retina;
  • traumas provocados por acidentes;
  • infecções ou inflamações no cérebro, medula, sistema nervoso ou no ouvido interno;
  • uso de drogas como álcool, lidocaína, epinefrina, lítio, antiepiléticos, entre outros;
  • deficiência de vitamina B12 ou de magnésio;
  • insolação;
  • doenças causadas por bactérias;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Como é o tratamento?

O objetivo do tratamento é reduzir a ocorrência dos movimentos involuntários dos olhos. O primeiro passo é buscar um oftalmologista para iniciar a investigação da causa do problema e o seu tratamento. Ademais, o médico também pode prescrever o uso de medicamentos que atuam no sistema neurotransmissor e a utilização de lentes de contato. Em casos graves, o tratamento será cirúrgico e consiste em alterar a posição dos músculos responsáveis por mover os olhos para melhorar a acuidade visual do paciente. Ainda, quando a doença é congênita, ou seja, está presente desde o nascimento, o tratamento será paliativo e busca melhorar a visão do paciente. Para isso pode-se recorrer à oclusão alternada dos olhos, uso de prismas ou uso de lentes de contato. Portanto, o nistagmo é uma doença grave e que pode trazer tanto danos físicos quanto psicológicos. Por isso, o seu tratamento é indispensável. Na presença de dois ou mais sintomas, converse com seu médico. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!