Síndrome de Sjogren

O que é Síndrome de Sjogren?

A síndrome de sjogren é uma doença pouco conhecida, que se caracteriza por deixar o indivíduo com os olhos e a boca secos. Isso acontece, porque as glândulas responsáveis pela produção de lágrimas e saliva apresentam uma disfunção em seu funcionamento, ocasionada por um problema no sistema imunológico. Essa patologia pode afetar homens e mulheres. No entanto, é mais comum se manifestar em pessoas do sexo feminino, entre os 40 e 60 anos. Seus sintomas podem ser extremamente desconfortáveis, principalmente para os olhos, uma vez que afeta a capacidade visual. Por isso, este artigo trata sobre o que causa a síndrome de sjogren, seus sintomas e como é o tratamento para a doença. Acompanhe.

Causas da síndrome de sjogren

As causas desse problema de saúde ainda são pouco conhecidas. O que a medicina sabe hoje é que se trata de uma doença autoimune. Sendo assim, os próprios glóbulos brancos atacam as células saudáveis das glândulas salivares e lacrimais. Dessa forma, olhos e boca ficam extremamente secos. No entanto, a doença pode causar problemas nos rins e nos pulmões também. Há dois tipos de síndrome de sjogren: a primária e a secundária. Na primária, o indivíduo apresenta apenas a doença. Na secundária, pode apresentar doenças reumáticas ou lúpus, além da síndrome. Sendo assim, muitos médicos alertam que pessoas com lúpus, artrite e outras doenças reumáticas podem apresentar fator de risco para o aparecimento da síndrome.

Como identificar os sintomas

Os dois principais sintomas da doença são boca seca e olhos secos. O desconforto dos sintomas na boca incluem a dificuldade de engolir e falar. No entanto, muitos afirmam que a doença afeta consideravelmente a acuidade visual. Entre os sintomas oculares que mais incomodam estão:
  • secura extrema na vista;
  • visão embaçada;
  • ardência nos olhos;
  • sensação de que tem areia na vista;
  • sensibilidade à luz;
  • desconforto ao usar lentes de contato;
  • blefarite (inflamação nas pálpebras).
Além desses sintomas identificados nos olhos, outros ainda podem se manifestar como, por exemplo, dor e inchaço nas articulações, inchaço nas glândulas salivares, erupções cutâneas, tosse seca e fadiga.

Tratamento

A síndrome de sjogren pode ser diagnosticada por meio de exame de sangue, exames oftalmológicos, exames de imagem das glândulas e biópsia labial. O diagnóstico positivo para a doença não deve ser encarado como grande problema, uma vez que o tratamento é simples, na maioria dos casos. Ele pode envolver apenas a ingestão abundante de água e medicamentos que ocasionam o aumento da produção lacrimal e salivar. Poucos são os casos que requerem intervenção cirúrgica. No entanto, a doença pode ter como consequência algumas complicações de saúde, se o tratamento demorar a ser realizado. Na boca, ela pode provocar cáries e infecção por fungos, pois a saliva é um protetor natural dos dentes e da mucosa bucal. Nos olhos, a síndrome de sjogren pode causar fotofobia, visão turva e úlceras na córnea. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!