Óculos para leitura: como escolher?

Em determinado momento da vida, passamos a sentir os olhos cansados e pesados, podendo vir ou não acompanhados de outros sintomas, como dor de cabeça e ardência nos olhos. Geralmente, esse desconforto indica a necessidade de óculos para leitura. No entanto, a decisão pelo acessório ideal não é simples e precisa ser tomada em conjunto com um oftalmologista. Neste post, separamos algumas dicas que irão ajudar a escolher os óculos mais adequados.

Para que servem os óculos de leitura?

Com o passar dos anos, nosso corpo envelhece e já não funciona mais como antes. Em função disso, começam a surgir sintomas que exigem uma maior atenção e acompanhamento de um profissional de saúde. Da mesma forma, os olhos também sofrem os impactos do envelhecimento. A presbiopia é a principal condição decorrente deste momento e se caracteriza pela diminuição progressiva da capacidade de focar nitidamente em objetos a curta distância. Ainda, a partir dos 40 anos, as lentes naturais dos olhos se tornam menos flexíveis. Neste sentido, os óculos para leitura oferecem um descanso para a vista e devolvem para os olhos a capacidade de foco. Além disso, esses acessórios são indicados para quem passa boa parte do tempo em frente ao computador ou outros dispositivos eletrônicos. Entre os principais sinais que indicam a necessidade de óculos para leitura estão: olhos secos, vista cansada ou embaçada, dor de cabeça e sensibilidade à luz.

Como acertar na compra dos óculos de leitura?

O primeiro passo para escolher os óculos de leitura ideais, é procurar o suporte de um oftalmologista. Com isso, será possível confirmar ou não a real necessidade de uso desses acessórios. Para isso, o profissional irá realizar uma série de exames para avaliar a saúde da sua estrutura ocular e investigar a origem dos sintomas. Em alguns casos, ele pode prescrever um colírio para combater o ressecamento dos olhos. Após confirmar a necessidade dos óculos, você precisará seguir as seguintes etapas:

Procure uma ótica confiável

Se você tem o costume de comprar óculos em farmácias, bancas ou camelôs, recomendamos que abandone esse hábito. Para ter a garantia de que os óculos cumprem a função necessária e atendem as suas necessidades, opte por óticas confiáveis e especializadas. Assim, você terá a convicção de que está adquirindo um produto que segue a prescrição do oftalmologista, além de contar com a certificação de qualidade das lentes e a possibilidade de troca em casos de defeito de fabricação.

Escolha óculos adequados para o seu rosto

Para ter a certeza de que os óculos serão utilizados, você precisa se sentir bem com eles. Por isso, selecione o modelo que seja mais confortável e harmonioso com o seu rosto. Ademais, para evitar acidentes ou a quebra dos óculos, eles precisam ter o encaixe perfeito.

Avalie a inclusão de tratamentos nas lentes

Com a evolução das tecnologias, as lentes dos óculos podem receber diferentes tipos de tratamento, desde a proteção contra raios UVA e UVB até soluções antirreflexo. Assim, a depender dos seus hábitos, inclua os tratamentos que considerar como mais importantes.

Retorne ao oftalmologista

Após a compra dos óculos para leitura, você também pode retornar ao oftalmologista para ele avaliar a qualidade do produto e confirmar que atende as suas necessidades. Com essa atitude, você tem a convicção de que está utilizando os óculos ideais. Portanto, se você está percebendo a necessidade de adquirir óculos para leitura, siga nossas orientações. Dessa forma, você evita os riscos de usar um produto de má qualidade e que acabe trazendo mais prejuízos do que benefícios. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!