queimação nos olhos

Queimação nos olhos: o que pode ser?

Olhos ardentes podem ser algo desconfortável ​​e preocupante. Na maioria dos casos, a queimação nos olhos pode ser diagnosticada rapidamente e tratada com medicamentos. No entanto, existem algumas causas raras do sintoma, que podem exigir tratamento especializado. A terrível sensação de queimação nos olhos pode acontecer com qualquer pessoa e é muito comum. No entanto, ocorre devido a muitas razões diferentes. Em seguida, conheça as mais comuns, a seguir.

Causas da queimação nos olhos

1. Olho seco

O olho seco pode causar uma sensação de queimação não tão agradável. Acontece quando a quantidade ou a qualidade das lágrimas não mantém os olhos com a umidade adequada, o que pode causar irritação. As terminações nervosas nas córneas são muito sensíveis e, se estiverem irritadas, produzirão a sensação de queimação. Outros sintomas de olho seco são, por exemplo, vermelhidão, dor, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e outros. Se o médico suspeitar do problema, é provável que recomende o uso de lágrimas artificiais para tratá-lo. Contudo, o médico deve sempre ser consultado para prescrever a melhor opção de tratamento.

2. Alergias

Alergias também podem causar a sensação de queimação nos olhos, o que é conhecido como conjuntivite alérgica. Conjuntivite é, na verdade, o termo específico para olhos irritados. É comumente originada por bactérias ou vírus, mas os alérgenos também podem ser os agentes causadores. Qualquer tipo de alergia incidente nos olhos acontece quando algo irrita a conjuntiva, a delicada membrana que cobre os olhos e o interior das pálpebras. A conjuntivite alérgica, portanto, pode ocorrer quando o corpo reage exageradamente a um alérgeno. Em uma tentativa de proteção, o sistema imunológico produz anticorpos. Estes se movem para várias células e liberam substâncias químicas que causam a reação alérgica. Assim, ocorre a sensação de queimação nos olhos.

3. Queimação leve

Os olhos são bastante sensíveis, portanto, lavar o rosto, usar maquiagem e hidratante podem incomodá-los. Se ocorrer apenas uma leve queimação, deve-se tentar descobrir o que está causando o problema. Por exemplo, ao começar a usar um novo hidratante ou rímel, é bom eliminar o ofensor em potencial e verificar se acontece alguma melhora. Se, entretanto, não for descoberta a causa e o desconforto permanecer, o oftalmologista deve ser consultado.

4. Blefarite

A blefarite é uma inflamação das pálpebras que as torna vermelhas, irritadas, com coceira e, às vezes, provocam uma sensação de queimação ou de ardor nos olhos. A blefarite pode ocorrer por várias razões: infecção bacteriana nas pálpebras, reação alérgica à maquiagem ou por obstrução nos canais lacrimais.

5. Queimaduras nos olhos

Trata-se de fotoceratite (ou queratite ultravioleta). Pode acontecer devido à exposição excessiva aos raios UV, normalmente do sol. A condição pode danificar as córneas e a conjuntiva, resultando desde queimação nos olhos, até visão embaçada, perda temporária da visão bem como outros sintomas. Felizmente, os sintomas da fotoceratite tendem a diminuir dentro de 48 horas. Se a queimação nos olhos persistir após esse período, o médico oftalmologista deve ser consultado. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!