A rotina cada vez mais agitada e as inúmeras responsabilidades profissionais são dois dos principais fatores que tornam o estresse um problema comum entre a população. Além de favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ele também pode causar diversos problemas oculares.
Você sabia disso? Sabe quais problemas são esses? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre eles.
1) Fadiga ocular
Trata-se de uma condição que afeta o funcionamento dos músculos internos dos olhos responsáveis pela focalização da imagem. Nossos olhos não foram feitos para se concentrar em um único ponto por longos períodos. Quando isso ocorre, eles se cansam.
Ainda, entre os principais sintomas da fadiga ocular estão: dores de cabeça e nos olhos, visão embaçada, irritação nos olhos, vermelhidão, visão dupla, dor no pescoço, ombros ou costas e dificuldade de concentração.
2) Retinopatia serosa central
Trata-se de um problema ocular que se caracteriza pela percepção de uma mancha escura no centro da visão. Geralmente, a retinopatia serosa central acomete pessoas entre 25 e 45 anos, principalmente homens.
Ainda não se sabe como a doença se desenvolve, mas sua origem está associada à quadros de estresse. A retinopatia provoca o descolamento seroso da retina na região mácula, área responsável pela visão central, nitidez de detalhes e cores.
Esse descolamento está relacionado com o vazamento de um líquido no interior dos vasos sanguíneos, formando bolhas que elevam as camadas da retina e provocam o deslocamento do foco da região onde fica a mácula. Por isso, surge a mancha na visão central.
3) Derrame ocular
Trata-se de um condição caracterizada pelo sangramento no interior dos olhos, provocando o aparecimento de uma mancha vermelha. Na maioria dos casos, não representa perigo e a mancha é naturalmente absorvida pelo organismo.
Além do estresse, o derrame ocular pode ser causado pelo aumento súbito da pressão arterial, alteração da coagulação sanguínea, vômitos ou esforço físico em excesso. Em casos recorrentes, recomenda-se o uso de compressas geladas.
4) Degeneração macular relacionada à idade
A degeneração macular (DMRI) é uma das principais causas de perda de visão em pessoas acima dos 50 anos. O quadro ocorre quando há a formação de depósitos de restos celulares no fundo dos olhos, formando cristais (drusas) que destroem os foto recepetores da retina.
Ainda, a DMRI pode ser causada por diferentes fatores, sendo mais recorrentes: estresse, tabagismo, predisposição genética, doenças circulatórias, obesidade, exposição excessiva ao sol e deficiência de vitaminas e minerais antioxidantes.
Ademais, a degeneração macular não costuma manifestar sintomas no estágio inicial. Quando está mais avançada, a doença manifesta os seguintes sinais: visão embaçada, área escura ou vazia no centro da visão, diminuição da sensibilidade do contraste, distorção de linhas retas e formação de imagens disformes.
Por essas e outras razões, você precisa buscar alternativas para aliviar o estresse do dia-a-dia, tais como, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e realizar atividades que sejam prazerosas.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!