Grande parte dos problemas que acometem a visão são transmitidas por herança genética. Neste sentido, o histórico familiar de doenças oculares congênitas pode ser determinante para o diagnóstico precoce.
Você sabe quais são essas patologias? Então, não deixe de ler este post. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre as principais doenças hereditárias que afetam a visão.
1) Catarata
Trata-se de uma condição onde há a opacidade parcial ou total do cristalino, que é a lente natural do globo ocular. A catarata é a principal causa de cegueira no mundo e, geralmente, está relacionada com o processo de envelhecimento natural.
Contudo, existe uma catarata de origem genética, fazendo com que ela também seja reconhecida como uma das doenças oculares congênitas. Geralmente, os primeiros sintomas surgem a partir dos 50 anos, exigindo tratamento imediato.
2) Glaucoma
Trata-se de uma doença ocular provocada pelo aumento da pressão interna no olho ou pelo mau funcionamento dos vasos sanguíneos no nervo óptico. Quando congênita, é diagnosticada em crianças e bebês.
Geralmente, o teste do olhinho realizado em recém-nascidos pode diagnosticar a doença. Mesmo assim, a principal ação preventiva é manter o acompanhamento da criança com um oftalmologista.
3) Retino pigmentar
A retinose pigmentar é uma doença que se desenvolve quando os cones e bastonetes (estruturas fotorreceptoras do olho) deixam de captar a luz, impedindo a formação da imagem pela retina.
Ainda, essa condição tem origem genética e hereditária, mas de raro diagnóstico. Embora ainda não exista uma cura para a retinose pigmentar, a ingestão de vitamina A e de ácido docosaexaenoico (DHA) pode conter o avanço da doença.
4) Daltonismo
Trata-se de uma doença ocular congênita na qual o paciente não desenvolve a capacidade de distinguir ou até de reconhecer algumas cores, como o verde e o vermelho. Em alguns casos, o indivíduo pode não conseguir diferenciar nenhuma tonalidade.
Ainda, o daltonismo é causado por uma falha no desenvolvimento dos cones que atuam na identificação das cores, que está presente desde o nascimento. A doença não tem cura, mas o diagnóstico precoce contribui para a adaptação das crianças.
5) Miopia
Geralmente, a miopia é uma doença adquirida e provocada por diversos fatores. Porém, ela pode estar presente desde no nascimento, sendo considerada uma das doenças oculares congênitas.
Nesses casos, caracteriza-se pelo alto grau de dificuldade em enxergar objetos à distância. Existem diferentes alternativas de tratamento, mas apenas a intervenção cirúrgica pode oferecer a cura permanente do paciente.
Ainda, o uso de óculos de grau ou de lentes de contato prescritas pelo oftalmologista é o tratamento convencional da miopia. A alternativa cirúrgica é a cirurgia refrativa, que promove a correção desse problema de visão.
Portanto, com a leitura deste post, você conheceu as principais doenças oculares congênitas. Para aumentar as chances de diagnóstico precoce, recomenda-se a realização de consultas periódicas com o oftalmologista.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!