Embora nem todas as doenças oculares sejam passíveis de prevenção, é possível adotar algumas medidas que ajudam a preservar a saúde e a estética ocular. Em sua maior parte, são hábitos saudáveis que ajudam a prevenir possíveis patologias nos olhos.
Quer saber quais medidas são essas? Então, continue a leitura. A seguir, preparamos uma lista com os principais hábitos que você precisa ter para preservar a sua visão.
1) Faça visitas regulares ao oftalmologista
Assim como se faz necessário realizar consultas periódicas a outros médicos, você também precisa fazer visitas regulares ao oftalmologista para manter a saúde dos olhos e de suas estruturas.
Ademais, essas consultas são importantes não só para avaliar a necessidade de usar óculos ou para verificar a evolução dos erros de refração, mas também para diagnosticar precocemente possíveis doenças graves, como a catarata, glaucoma e degeneração macular relaciona à idade (DMRI).
2) Evite o uso contínuo de dispositivos eletrônicos
A utilização constante da televisão, do celular, computador ou outros aparelhos digitais pode prejudicar a visão, em razão da luz nociva que eles emitem. Geralmente, os primeiros efeitos percebidos pelo excesso de exposição a essa luz são as dores de cabeça, vista cansada e dificuldade de concentração.
Ademais, enquanto utilizamos esses dispositivos, reduzimos a quantidade de vezes em que piscamos os olhos. Com isso, há uma redução em sua lubrificação, o que promove o aparecimento dos desconfortos.
3) Mantenha os olhos limpos
A higiene dos olhos é fundamental para evitar inflamações ou infecções na região, como a conjuntivite. Então, ao tomar banho, crie o hábito de limpar os cílios e as pálpebras, removendo possíveis secreções e impurezas presentes. Posteriormente, enxugue a região com cuidado.
Ainda, para quem usa maquiagem, não deixe de removê-la antes de dormir. Da mesma forma, higienize os pincéis e escovas utilizadas. Assim também deve ser com as lentes de contato, os óculos de grau e os de sol.
4) Não coce os olhos
Coçar os olhos é um hábito muito comum e que precisa ser evitado, pois, pode trazer sérios prejuízos para a estética ocular. Isso porque os olhos e suas estruturas são muito sensíveis e, ao coçá-los, podem ser lesionados.
Além disso, ao levar as mãos aos olhos para coçar, você está transportando possíveis impurezas e bactérias para a região, ficando mais suscetível ao desenvolvimento de conjuntivite bacteriana.
5) Alimente-se de forma saudável
Os alimentos que ingerimos também exercem influência na saúde e na estética ocular. Por isso, recomenda-se inserir em sua dieta alimentos ricos em antioxidantes e ômega 3, tais como, peixes, vegetais de coloração verde-escura, frutas e legumes amarelos e ovos.
Assim, você reduz consideravelmente o risco de desenvolver diversas doenças, como, por exemplo, olho seco, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.
Portanto, para não ser acometido por um problema nos olhos e manter a saúde e a estética ocular, siga nossas recomendações e desenvolva esses hábitos mencionados no post.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!