visão

6 hábitos que prejudicam a sua visão

Assim como todo o corpo, nossos olhos também estão suscetíveis a diferentes problemas. Porém, com exceção às doenças oculares, algumas condições são provocadas por hábitos extremamente prejudiciais à visão. Quer saber quais? Então, continue a leitura. Nas próximas linhas, você vai conhecer mais sobre esses comportamentos que afetam a saúde dos olhos.

1) Ler em ambientes escuros

A qualidade e nitidez do que enxergamos depende essencialmente da presença de luz. Quanto menor a luminosidade do ambiente, maior será a dificuldade em enxergar e menos nítida será a imagem. Quando insistimos em ler com pouca iluminação, forçamos os olhos e exigimos mais da musculatura ocular responsável pelo foco. Com isso, sentimos fadiga ocular, sensação de cansaço nos olhos, dores de cabeça, oscilação da visão, vermelhidão e lacrimejamento.

2) Usar óculos sem prescrição médica

Os óculos de grau não são acessórios de uso coletivo. Cada lente é fabricada de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, a compra desse acessório em farmácias ou camelôs não é segura e nem recomendada. Portanto, procure um oftalmologista, verifique qual o seu erro refrativo e compre óculos feitos sob medida.

3) Permanecer longos períodos na frente de dispositivos eletrônicos

Nos dias atuais, os dispositivos eletrônicos se tornaram itens essenciais, sendo utilizados por períodos intermináveis. Porém, o contraste e o brilho das telas também causam a fadiga ocular, visão turva, irritação e olhos secos. Dessa forma, você precisa fazer pausas durante o período de trabalho. Além disso, recomenda-se o distanciamento mínimo de 50 centímetros entre os olhos e as telas dos dispositivos.

4) Ignorar o uso dos óculos de sol

Os óculos de sol não são apenas acessórios que compõem o vestuário. Na verdade, o motivo principal para sua utilização é a proteção contra os raios solares. Isso porque a radiação UV é a causa principal de degeneração macular. Por isso, opte por lentes que oferecem tal proteção.

5) Uso indevido de colírios

Os colírios são produtos que podem ter fins medicinais ou podem apenas contribuir para a limpeza dos olhos. Neste último caso, são menos perigosos e não necessitam de prescrição médica. Porém, os colírios medicinais são indicados para tratar disfunções na visão e possuem antibióticos ou cortisona em sua composição. Essas substâncias aumentam a pressão ocular e reduzem a proteção bacteriana dos olhos. Dessa forma, só use colírios quando receber a prescrição médica para tal.

6) Não alterar o grau do óculos

A miopia, hipermetropia e o astigmatismo são erros refrativos que variam de intensidade. Para corrigi-los, o oftalmologista classifica essa intensidade por meio de graus. Assim, o paciente recebe a indicação para a aquisição de óculos que correspondam ao seu grau. Entretanto, com o passar dos anos, a intensidade dos erros de refração tende a piorar, o que exige uma nova avaliação médica e a correção das lentes do óculos. Ao ignorar essa necessidade, você prejudica a visão a longo prazo. Portanto, como você pode perceber, a nossa visão é prejudicada por hábitos simples e que estão presentes em nossa rotina. Então, para evitar o desenvolvimento de problemas e manter uma boa saúde ocular, abandone esses comportamentos. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular