grau

Por que meu grau só aumenta?

Pode ser desanimador quando os resultados do seu exame de vista mostram que você precisa de uma prescrição mais forte. Ouvir que seu grau aumentou não é notícia que agrada, não é mesmo?

Mas não fique chateado e culpe seus óculos. Há muitas razões pelas quais seus olhos não enxergam tão bem quanto no último exame de visão e nenhum deles têm a ver com as lentes.

Neste post, entenderemos porque o grau aumentou e quais procedimentos seguir para que sua saúde visual seja mais satisfatória.

Erro de refração x grau elevado

De modo grosseiro, o astigmatismo é algo que afeta o paciente e faz com que ele enxergue de modo distorcido ou desfocado a qualquer distância. Enquanto na miopia e hipermetropia, o grau está ligado às questões do comprimento dos olhos, no astigmatismo esta associação se dá pela curvatura da córnea.

Se você já foi diagnosticado com erro de refração, passou a usar lentes/óculos corretivos para tratar do problema e tem percebido que os “fantasmas” na visão voltaram a aparecer, é bem possível que o grau tenha se elevado.

Óculos “piratas” ou mal colocados

Com certeza, você já viu óculos de leitura sendo vendidos fora de óticas. Bancas de jornal, livrarias e até camelôs vendem modelos a um preço bem acessível.

Entretanto, nesses casos, o barato pode sair bem caro — e quem paga o preço é a saúde dos seus olhos.

Além do grau em si, um bom par de óculos precisa respeitar a distância que há entre o nariz e o centro dos olhos e ela varia de pessoa para pessoa, sendo fundamental para a formação correta das imagens.

Teste oftalmológico

Para cessar a dúvida e procurar o tratamento mais adequado, bem como garantir o uso do grau exato às necessidades do paciente, é imprescindível que se procure um médico oftalmologista e execute o chamado teste de refração.

Apenas ele está autorizado a realizar os procedimentos necessários para executar corretamente o teste. Iniciando, geralmente, com a auto refração computadorizada, agregando ao texto ou optando, em alguns casos, somente pela retinoscopia, ambos os procedimentos são capazes de fornecer informações mais precisas acerca do grau do paciente, ajudando assim a solucionar, de forma eficaz, a problemática.

Desta forma, é importante salientar que a melhor maneira para ter certeza de que o desconforto visual ocorrido se trata de aumento de grau ou algum outro problema relacionado à visão, é por meio da ajuda especializada de um profissional oftalmologista.

Considerações finais

Aumentar o grau dos seus óculos não é uma indicação de que seus olhos estão falhando — considere isso como uma maneira de ajudar a saúde de sua visão.

Por isso é sempre bom fazer exames oftalmológicos periodicamente e não somente quando você percebe que algo está errado, para que a saúde da sua visão não seja afetada e não corra riscos de desenvolver um problema de mais complicado.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular