Glândula lacrimal: o que é e como atua

Sentimentos à flor da pele, brigas, filmes e seriados dramáticos ou, até mesmo, uma paixão avassaladora que nos pega de surpresa. Qualquer um desses gatilhos pode fazer descer lágrimas dos olhos. Mas, para que isso aconteça, é preciso o trabalho de todo um sistema do corpo humano, com atuação muito importante da glândula lacrimal.

Ela não está presente só nesses momentos. Afinal, a lágrima é responsável também pela manutenção da saúde dos olhos. Isso porque a própria lubrificação do olho é feita com a secreção líquida, que é produzida por essas glândulas.

Olhos protegidos

Imagina ter que pingar colírio o tempo todo para não deixar os olhos ressecados ou para que eles não sejam machucados? É por isso que existe a lágrima, que não aparece só na hora em que choramos, mas que está a todo momento fazendo o duro trabalho de proteger nossos olhos, ao evitar o ressecamento e retirar impurezas das superfícies.

A responsável por tudo isso é a glândula lacrimal, composta por células serosas e localizada bem acima da pálpebra. Ela tem a grande missão de produzir o líquido lacrimal que limpa todo o globo ocular.

Lágrimas, para que te quero?

As lágrimas são compostas por cloreto de sódio, na mesma concentração que o do sangue. Além disso, é um líquido pobre em proteínas, com somente uma enzima chamada lisozima, que combate micro-organismos patogênicos, como as bactérias.

Com o acúmulo do fluxo de lágrimas, o excesso do líquido transborda pelas pálpebras.

Além da função já citada, as lágrimas também são responsáveis por oferecer uma superfície lisa para a córnea, e inibir o desenvolvimento de micro-organismos por meio do fluxo mecânico e da ação antimicrobiana.

Tratamento de olhos secos

Há no mercado uma enorme quantidade de lubrificantes para aquelas pessoas que possuem pouca produção de lágrimas pela glândula lacrimal. Eles possuem indicações e componentes diferentes, sendo que os colírios são para casos mais simples, e os géis quando a intensidade do olho seco é ainda maior.

Entretanto, para saber e usar o produto mais indicado para cada tipo de caso, é preciso consultar seu oftalmologista de confiança. Somente ele poderá receitar e tratar melhor os olhos secos, aumentando a saúde dos olhos de forma segura e eficaz.

É importante tratar porque, com o tempo, os olhos ressecados podem desenvolver sérias lesões e úlceras de córnea, o que pode evoluir até para a perda de visão.


Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular