estrabismo

Estrabismo: principais sintomas e consequências para a saúde da visão

Provavelmente você já ouviu falar sobre estrabismo. Apesar de ser uma condição ocular muito conhecida e relativamente comum, boa parte das pessoas não sabe que o estrabismo vai além da estética. Ao contrário do que muitos pensam, ele pode provocar problemas visuais e gerar desconforto.

O estrabismo é basicamente um desequilíbrio nas funções dos músculos oculares, o que não permite que os olhos fiquem paralelos. Também chamado de vesgueira ou vesguice, o estrabismo é um quadro em que há desvio ocular, isto é, os olhos não se dirigem à mesma direção simultaneamente.

Esse distúrbio oftalmológico que compromete o paralelismo dos dois olhos e os aponta para diferentes direções é uma condição que pode ser identificada logo nos primeiros meses de vida ou pode aparecer em adultos, por motivos variados. O estrabismo pode ser resultado, por exemplo, de doenças musculares, neurológicas ou alterações na tireóide. 

Para descobrir quais são os principais sintomas de estrabismo e suas principais consequências para a saúde da visão, leia o artigo e saiba mais.

Quais são os sintomas de estrabismo?

O sintoma mais visível é, sem dúvida alguma, o não paralelismo dos olhos. Eles apontam para direções diferentes. O estrabismo pode ser convergente, quando um ou os dois olhos se deslocam para dentro, divergente, quando um ou ambos os olhos se movem para fora, ou vertical, quando esse deslocamento acontece para baixo ou para cima. Além desse sinal, em alguns casos de estrabismo, o indivíduo pode apresentar dor nos olhos, sonolência e dor de cabeça.

Quais as consequências para a saúde da visão?

Em crianças, o estrabismo pode favorecer a ocorrência de ambliopia, conhecida também como olho preguiçoso. Naturalmente, a retina capta duas imagens, sendo uma referente a cada olho. Depois disso, as imagens captadas são enviadas para o cérebro, que as unirá em uma projeção única. Porém, a mente da criança estrábica recebe dois estímulos visuais distintos e, com isso, escolhe a imagem melhor.

Com o passar do tempo, somente uma vista é beneficiada e o desequilíbrio prolongado, dos 2 aos 7 anos de idade, pode ser irreversível. Por toda a vida, o cérebro da pessoa com estrabismo continuará favorecendo o lado com melhor visão e reduzindo a capacidade visual do olho com déficit. 

Em alguns casos, o estrabismo pode produzir efeitos como visão dupla ou embaçada, um sintoma mais frequente em adultos. Para corrigir o problema de maneira efetiva, é necessário se submeter a uma cirurgia que possibilita o reajuste da musculatura da parte exterior do olho, a fim de deixá-lo centralizado.

Além de melhorar a visão, tal procedimento cirúrgico traz benefícios físicos e psicológicos, uma vez que pode contribuir para a melhora da autoestima do indivíduo.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular