Glaucoma

Glaucoma: 4 perguntas respondidas pelo oftalmologista

O glaucoma é uma doença grave, relacionada à pressão interna dos olhos. Ela afeta o nervo óptico e, por ser silenciosa, é uma das principais causas de cegueira. Atualmente, aproximadamente 1 milhão de pessoas, no Brasil, sofrem esse problema, que costuma ser descoberto, com maior frequência, depois dos 40 anos. 

Tipos de glaucoma

Existem dois tipos principais da doença: o ângulo aberto ou crônico, e ângulo fechado ou agudo. Na primeira situação, a pressão ocular destrói o nervo óptico aos poucos e, em longo prazo, causa danos irreversíveis para a visão. 

Na segunda situação, o problema acontece com a interrupção da passagem do humor aquoso, líquido produzido continuamente na região ocular. A pressão no olho aumenta devido ao acúmulo da substância. Exige intervenção médica imediata.

Mesmo sendo um termo já comum à população, a seriedade da doença ocasiona várias dúvidas. Confira, a seguir, respostas para quatro perguntas acerca do glaucoma. 

1. O que é a pressão ocular?

O olho é uma esfera fechada, cheia de gelatina clara (humor vítreo) atrás das lentes e líquido claro (humor aquoso) na frente, entre a íris e a córnea. O humor aquoso é criado logo atrás da íris e está em circulação contínua por toda a parte frontal do olho, antes de ser drenado bem na frente da íris, onde se encontra com a córnea. Esse fluido ajuda a manter o olho inflado, como o ar dentro de um balão. No consultório, o médico toca suavemente a córnea, com instrumentos específicos, para verificar o quão difícil é cutucar.

2. O que causa a elevação da pressão ocular?

Os motivos de aumento da pressão ocular são parcialmente conhecidos. Em geral, a elevação está relacionada à maior resistência ou obstrução do fluxo normal de fluidos dentro dos olhos. Nos indivíduos com o problema, esse sistema parece normal, mas não funciona adequadamente. No entanto, os mecanismos que acarretam a falha ainda não foram totalmente compreendidos. 

3. Quanto tempo depois de receber o diagnóstico, pode-se perder a visão?

Embora a doença seja desafiadora e assustadora, a detecção e tratamento precoces visam preservar a visão útil e boa durante toda a vida. A cegueira é uma consequência recorrente e possível, mas evitável. Portanto, uma vez que o tratamento é iniciado, não é possível determinar se o problema evoluirá até esse ponto e quais os ajustes nos medicamentos serão necessários para mantê-lo sob controle. O oftalmologista apresentará o prognóstico. 

4. Como os colírios aliviam a pressão quando se tem glaucoma?

O glaucoma não tem cura, mas pode ser controlado com o uso de colírios específicos, de acordo com cada caso. Cada remédio tem mecanismos diferentes. Alguns deles agem para reduzir a quantidade de líquido que o olho produz. Outros atuam para aumentar a quantidade de fluido que sai do olho, ou seja, melhorar o sistema de drenagem. O importante é fazer o acompanhamento adequado, respeitando a prescrição médica.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular