Alguns problemas de visão em crianças podem se desenvolver à medida que ela cresce. Por isso, muitos pais só percebem que os filhos têm dificuldade para enxergar quando eles já estão em idade escolar.
Isto acontece, porque é na escola que a criança começa a ter atividades em que a capacidade visual é fundamental, como desenhar e pintar. Sendo assim, quando há algum problema na vista, é nesse momento que a criança começa a apresentar sinais de que não está enxergando bem.
Mesmo sendo possível identificar problemas nos olhos quando a criança ainda é bebê, algumas patologias podem se agravar conforme a própria vista é exigida. Por isso, quando os filhos começam a estudar, os pais devem redobrar a atenção à sua capacidade visual.
Quando os pais devem ficar atentos?
A cada ano, uma criança pequena apresenta uma série de mudanças físicas e cognitivas. Dentro desse processo de crescimento, os olhos e a visão também apresentam mudanças.
As atividades escolares, apesar de estimularem o desenvolvimento das funções visuais, também exigem um intenso envolvimento das mesmas em uma série de atividades. A criança passa a ler, escrever, pintar e usar o computador.
Acredita-se que até mesmo a aula de educação física exija um maior desempenho da capacidade visual. Sendo assim, quando uma criança apresenta algum problema de visão, é nesse momento que ela começa a apresentar cansaço e dificuldade de se concentrar nas tarefas diárias.
Alguns sinais de que a capacidade visual da criança não está normal são óbvios. No entanto, outros são sutis. Por isso, fique atento se o seu filho apresentar um dos comportamentos que relacionados a seguir.
Sinais de problemas de visão em crianças
Apertar os olhos para tentar enxergar
Um dos sinais mais evidentes de que a criança está com dificuldade de enxergar é quando ela aperta os olhinhos para tentar enxergar o que está escrito no seu livro ou caderno.
Aproximar muito o objeto do rosto
Quando há alguma dificuldade de visão é possível que a criança aproxime demais o livro ou caderno do rosto, para conseguir enxergar letras ou figuras.
Reclamar que as imagens estão borradas
Alguns problemas visuais podem distorcer o que é visto. Por isso, a criança pode reclamar que está vendo tudo borrado ou embaçado.
Ter atenção por um curto período de tempo
Seu filho pode perder o interesse por atividades que exijam o uso dos olhos por um longo período de tempo.
Evitar atividades de leitura
Diante da dificuldade de enxergar, a criança pode evitar ler, desenhar, jogar ou realizar outros projetos visuais.
Virar a cabeça para o lado para enxergar
Uma criança pode virar a cabeça para o lado para tentar enxergar algo que está bem à sua frente. Isso pode ser um sinal de astigmatismo. Virar a cabeça ajudará a criança a ver melhor uma imagem ou texto.
O desenvolvimento escolar está intimamente ligado à capacidade visual. Por isso, é de extrema importância que, diante de sinais que indiquem problemas de visão em uma criança, os pais procurem o mais rápido possível o médico oftalmologista.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!