alergia ocular

O que é alergia ocular?

A alergia é uma reação do sistema imunológico a um alérgeno que, normalmente, é inofensivo. No caso dos olhos, ela é chamada de alergia ocular ou conjuntivite alérgica, sendo bastante comum. O problema ocorre quando os olhos reagem a algo que os irrita, ou seja, o alérgeno. Consequentemente, eles produzem uma substância chamada histamina, a fim de combater o alérgeno. Como resultado, as pálpebras e a conjuntiva ficam vermelhas, inchadas e com coceira. Ao contrário de outros tipos de conjuntivite, as alergias oculares não são transmitidas de pessoa para pessoa. O mais provável é que os indivíduos herdem a alergia ocular dos pais. Geralmente, também apresentam alergia nasal, com nariz congestionado, bem como coceira e espirros. Pode haver, ainda, dor de cabeça, coceira, dor de garganta ou tosse. Normalmente, essa é uma condição temporária, associada a alergias sazonais. A alergia ocular também é provocada por pelos de animais, poeira, pólen, fumaça, perfumes ou alimentos. Algumas pessoas podem ser alérgicas a produtos químicos conservantes em colírios lubrificantes ou colírios prescritos.

Sintomas da alergia ocular

Os sintomas mais comuns de alergia ocular são:
  • olhos vermelhos, inchados ou com  coceira;
  • queimação ou lacrimejamento;
  • sensibilidade à luz.

Tratamento da alergia nos olhos

Para designar o tratamento adequado, o oftalmologista verificará se se há infecção ocular ou conjuntivite alérgica. Fará exames com um microscópio para verificar sinais de alergia como, por exemplo, vasos sanguíneos inchados na superfície do olho. Averiguará, ainda, o histórico médico e de alergia na família. A chave para o tratamento de alergias oculares é evitar ou limitar o contato com a substância causadora da reação. Portanto, deve-se saber o que evitar. Se necessário, um alergista pode realizar um exame de pele ou sangue para ajudar a identificar os alérgenos específicos. Em seguida, conheça algumas recomendações importantes a respeito de possíveis alérgenos.

Pólen

No caso de alergia ao pólen, deve-se evitar sair ao ar livre o máximo possível nas épocas do ano em que a liberação de pólen for maior. A quantidade de pólen é geralmente mais alta no meio da manhã e no início da noite. Ao ar livre, os óculos podem ajudar a impedir que o pólen entre nos olhos. Mantenha as janelas fechadas e ligue o ar condicionado, tanto no carro quanto em casa, com o intuito de diminuir a exposição ao pólen e outros elementos alérgenos. Não use ventiladores, pois eles atraem o pólen e outros elementos. Mantenha o aparelho de ar condicionado sempre limpo.

Mofo e pó

Se o mofo é um gatilho para alergia, deve-se manter o nível de umidade em casa entre 30% e 50%. Por isso, limpe com frequência as áreas de alta umidade, como porão, banheiro e cozinha. Considere usar um desumidificador em locais particularmente úmidos. Se o pó em casa provocar conjuntivite alérgica, os ácaros devem ser mantidos longe da pele. O quarto merece atenção especial. Use capas antialérgicas para a roupa de cama e, principalmente, para os travesseiros. Lave a roupa de cama com frequência em água quente. Ao limpar o piso, use um esfregão ou pano úmido em vez de um espanador ou vassoura de pó seco, para prender os alérgenos.

Animais de estimação

Se os animais de estimação são uma fonte de alergia, tente mantê-los fora de casa o máximo possível. É particularmente importante não permitir que eles entrem no quarto para que se possa dormir em um ambiente livre de alérgenos. Considere pisos de madeira ou ladrilhos em vez de carpetes, que prendem os pelos dos animais. Sempre lave as mãos depois de tocar em um animal de estimação e lave as roupas que você usa ao redor dos animais. Por fim, evite sempre esfregar os olhos, pois isso os irrita ainda mais. Quer saber mais sobre alergia ocular? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular