A presbiopia envolve a perda da capacidade de conseguir enxergar algo que está muito próximo. É normal e acontece naturalmente conforme a idade avança, tanto que é chamada popularmente de vista cansada.
Ocorre naturalmente, já que se trata do processo de envelhecimento do corpo e é comum em pessoas a partir dos 40 anos de idade. Um dos sinais mais claros do problema é quando há dificuldade em conseguir ler algo que está próximo, precisando esticar o braço e afastar o objeto.
Sintomas da presbiopia
Um dos sintomas mais perceptíveis desse problema de visão é a perda da capacidade de enxergar de perto, ou seja, a sensação de vista embaçada. Dentre outros sintomas podemos citar:
- Dor de cabeça após ler ou fixar a vista por muito tempo em algum objeto próximo;
- Visão embaçada ao olhar para algo próximo;
- Dificuldade em enxergar em ambientes menos iluminados;
- Necessidade de esticar o braço e afastar objetos para conseguir vê-los melhor;
- Sensação de dor e cansaço nos olhos.
Como é feito o tratamento?
Vale comentar que essa condição não tem cura, o que significa que são utilizadas formas de amenizar os seus sintomas e garantir que o paciente possa enxergar normalmente e realizar suas atividades diárias sem grandes dificuldades.
Após o diagnóstico, o oftalmologista indicará algumas alternativas que compensarão a perda de visão. Dentre elas estão:
Uso de óculos ou lentes de contato
Podem ser recomendados apenas para a leitura e uso no computador nos casos mais leves. No entanto, em alguns casos, quando também há dificuldade em se enxergar de longe, o oftalmologista pode recomendar que os óculos ou lentes de contato sejam utilizados durante todo o dia.
Atualmente trabalhamos com excelentes lentes de contato multifocais que possibilitam excelente visão para longe e perto eliminando assim o uso de óculos!
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte.