Os olhos são um dos órgãos mais sensíveis e complexos do corpo humano. Assim, para evitar possíveis desconfortos e até doenças oculares, é necessário estar atento e adotar alguns importantes cuidados com a visão.
Quer saber mais sobre eles? Então, não deixe de ler este post. Nele, você conhecerá as medidas que precisa tomar para manter a sua saúde ocular.
1) Cuidado ao encostar nos olhos
Embora o ato de coçar ou esfregar os olhos pareça inofensivo, ele pode provocar graves problemas na visão. Isso porque as estruturas oculares são muito sensíveis, o que exige maior atenção no dia-a-dia.
Assim, evitar encostar nos olhos é o primeiro cuidado com a visão que você precisa ter. Porém, caso ocorra de coçar ou esfregá-los, lembre-se de sempre lavar as mãos para evitar infecções como a conjuntivite.
Ademais, se você utiliza lentes de contato, essa higienização é ainda mais necessária. No entanto, elas devem ser lavadas apenas com solução específica. Ao adotar esses cuidados, você evita uma série de problemas, como, por exemplo, o descolamento de retina.
2) Retire a maquiagem antes de dormir
Para manter a saúde ocular, é fundamental que a região dos olhos esteja sempre limpa, principalmente antes de dormir. No caso das mulheres, a remoção da maquiagem é uma prática que precisa ser mantida.
Caso contrário, as partículas desses produtos podem entrar nos olhos e causar irritação. Ademais, antes de iniciar essa limpeza, lembre-se de sempre higienizar as mãos. Então, evite dormir com resíduos de maquiagem e cremes no rosto.
3) Use óculos escuros com proteção solar
Da mesma forma que a pele precisa ser diariamente protegida da radiação solar, você também deve ter o mesmo cuidado com a visão. Para isso, utilize óculos escuros que ofereçam proteção contra os raios UV.
Ademais, ao se expor ao sol sem proteção, você contribui para o desenvolvimento de várias doenças oculares, como a catarata e a ceratite. Porém, para garantir que os óculos ofereçam a proteção necessária, priorize a compra em óticas especializadas.
4) Não use óculos de grau de outras pessoas
As lentes dos óculos de grau são desenvolvidas especificamente para a necessidade de cada paciente, de acordo com a prescrição do oftalmologista. Por isso, você não deve utilizar óculos de terceiros e tampouco usar os de outra pessoa.
Isso porque, além de não corrigirem o seu erro refrativo, podem piorar a visão, causando dores de cabeça, nos olhos e tonturas. Ademais, ao usar óculos com graduação incorreta, há um maior esforço para enxergar, o que acaba cansando a visão.
5) Evite o uso prolongado de dispositivos eletrônicos
Com o uso cada vez maior de smartphones e de outros dispositivos eletrônicos, os olhos são continuamente submetidos às luzes emitidas por esses aparelhos, especialmente a luz azul. Essa exposição prolongada causa problemas mais graves em longo prazo.
Além disso, a atenção fixa ao utilizar esses dispositivos pode fazer com que os olhos fiquem secos, desencadeando a síndrome do olho seco, condição que dificulta a produção de lágrimas pelas estruturas oculares.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!