Embora o uso dos óculos tenha como objetivo a correção de um erro de refração e, consequentemente, o conforto e alívio dos incômodos, a utilização indevida desse acessório pode causar efeito inverso, intensificando o desconforto.
Você já ouviu falar nos perigos do uso incorreto dos óculos? Caso não, este texto é leitura obrigatória. A seguir, você vai conhecer os principais problemas decorrentes dessa utilização indevida.
Uso de óculos com grau errado
As lentes dos óculos de grau são fabricadas por encomenda, a fim de atender a necessidade específica de cada paciente. Por isso, antes de adquirir o seu acessório nas óticas, você precisa realizar um exame de refração com um oftalmologista.
Além disso, existem diferentes tipos de problemas oculares que exigem o uso deste item, sendo a hipermetropia, miopia e o astigmatismo as condições mais comuns. Assim, cada um desses erros refrativos exige um tipo diferente de lente.
Dessa forma, ao utilizar um óculos com grau errado, você pode prejudicar a sua saúde ocular a longo prazo. Isso porque, como não irão corrigir a sua visão, o problema tende a se agravar com o passar do tempo.
Em função disso, podem surgir sintomas ainda mais intensos, tais como, dor de cabeça, tontura, enjoo e fadiga visual. Por isso, é fundamental fazer exames de rotina com o oftalmologista e apenas adquirir lentes em óticas especializadas.
Utilizar óculos que não se adaptam ao rosto
Cada pessoa tem um formato diferente de rosto. Por isso, os óculos são produzidos com o intuito de serem adaptáveis ao maior número possível de pessoas. Dessa forma, sempre teste o acessório antes de comprá-lo.
Ainda, para que o óculos não cause desconforto, ele precisa estar na posição correta sobre o nariz. Caso contrário, ele irá provocar dor de cabeça e fadiga. Assim, ajuste as plaquetas respeitando o formato do nariz.
Ademais, para obter o máximo de conforto desse acessório, ele precisa encaixar corretamente nas orelhas, não ficar apertado e nem solto demais. Neste sentido, as hastes não devem ficar tortas e precisam respeitar o formato do rosto.
Óculos sem a proteção adequada
Para corrigir os problemas oculares, oferecer o maior conforto possível e manter a saúde dos olhos, os óculos passaram a dispor de diferentes tipos de recursos, tais como, proteção contra a radiação ultravioleta e a luz azul.
No entanto, o uso de óculos sem a proteção solar adequada pode prejudicar a saúde ocular, a curto e longo prazo. Um dos problemas que podem surgir é o ressecamento das lágrimas. Caso esse quadro não seja tratado, ele evolui para a fotoceratite.
Ademais, a ausência de proteção UV pode ocasionar alterações no cristalino, favorecer o desenvolvimento de catarata, câncer de pálpebras, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e aumentar as chances de pterígio.
Enfim, esses são apenas alguns dos perigos em utilizar óculos de maneira inadequada. Para evitar todos esses transtornos, marque uma consulta com o oftalmologista para identificar a sua necessidade e também para que ele confirme a exatidão das lentes após a compra.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!