A obstrução de vias lacrimais ocorre quando as lágrimas não são drenadas de forma adequada e ficam retidas nos olhos causando o lacrimejamento.
Como funciona o canal lacrimal?
Em uma situação normal, a produção das lágrimas é constante, para que haja uma lubrificação do olho. Ao piscar a lágrima é direcionada para a cavidade nasal através das vias lacrimais. O processo de drenagem das lágrimas ocorre através das pequenas aberturas localizadas no canto das pálpebras, com dois canalículos que se ligam e formam um ducto nasolacrimal, que por sua vez leva a lágrima à cavidade nasal.
Quis são os sintomas?
Quando ocorre um entupimento nas vias lacrimais, as lágrimas não são drenadas de forma adequada e ficam acumuladas nas pálpebras, o que faz com que escorram pelo rosto provocando o lacrimejamento. Ao longo do tempo o canal lacrimal fica repleto de lágrima que não pode ser drenada e forma secreção. A maioria das pessoas pecisa limpar os olhos dessa secreção várias vezes ao dia.
Como é o tratamento da obstrução do canal lacrimal?
As crianças podem nascer com o final do canal lacrimal fechado por uma membrana. Elas apresentam lacrimejamento e secreção nos olhos a partir do primeiro mês de vida. Elas devem ser acompanhadas por um oftalmologista e fazer massagens de maneira correta. Na maioria das crianças a obstrução do canal lacrimal se desfaz. Quando isso não ocorre a criança precisa passar por um procedimento chamado sondagem do canal lacrimal até o final do primeiro ano de vida.
O tratamento para a obstrução do cana lacrimal é sempre cirúrgico. Atualmente fazemos essa cirurgia por dentro do nariz (endonasal) sem a necessidade de cortes na pele. Essa técnica tem um alto índice de sucesso e permite uma recuperação mais rápida e sem deixar cicatrizes.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!