Como reconhecer um tumor palpebral?
Qualquer lesão que apareça nas pálpebras é considerada um tumor palpebral. Os tumores podem ter várias aparências e formatos e podem ser benignos ou malignos.
Os tumores benignos das pálpebras
Existem vários tipos de tumores palpebrais benignos que podem afetar as pálpebras. Descrevemos abaixo os mais comuns.
– Calázio: geralmente aparece após um quadro de inflamação (terçol ou hordéolo) como um nódulo na pálpebra e se não desaparece com o tempo pode ser removido cirurgicamente;
– Nevo (pinta): como qualquer região da pele, as pálpebras podem apresentar pintas que precisam ser acompanhadas. Quando crescem ou mudam de coloração precisam ser removidas e biopsiadas, pois ás vezes podem ser doenças malignas.
– Hidrocistomas e siringomas: são tumores císticos, ou seja, são cistos de glândulas da pele que prejudicam a aparência das pálpebras;
– Xantelasma: ocorre por um depósito de gordura na pele e aparece como uma mancha amarelada nas pálpebras que traz muito incômodo estético por ser muito aparente.
Todas essas tumorações precisam ser avaliadas quanto ao seu tamanho, localização e se trazem alterações de posição para as pálpebras ou mesmo desconforto estético. Nestes casos a cirurgia pode ser indicada para sua remoção.
Toda lesão palpebral deve ser avaliada e acompanhada pelo oftalmologista especializado em plástica ocular para excluir lesões malignas que necessitam de tratamento cirúrgico obrigatório.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!