A globo ocular fica dentro de uma “caixa”formada por osso que chamamos órbita. Quando, por algum motivo, ocorre a perda do globo ocular, chamamos a órbita vazia de cavidade anoftálmica. Esse termo quer dizer a cavidade orbitária que não contem mais o olho.
Mas afinal, o que causa uma cavidade anoftálmica?
As chamadas causas primárias da cavidade anoftálmica são congênitas: são os casos de malformação ocular. Esses casos são muito raros e ocorre por uma falha no desenvolvimento do olho que pode ser muito pequeno ao nascimento (microftalmia) ou mesmo estar ausente.
Há também as causas secundárias. Uma causa frequente em jovens é o trauma grave sobre o globo ocular e quando não é possível salvar o olho o mesmo precisa ser removido para evitar infecções e complicações para o outro olho. Outra causa é a presença de um tumor dentro do olho, quando o mesmo precisa ser removido para que a pessoa possa ser curada da doença.
Como tratar o problema?
O especialista em oculoplástica precisa examinar a pessoa que tem a cavidade anoftálmica para definir se a mesma está pronta para usar uma prótese. Algumas vezes são necessárias cirurgias para reconstruir a cavidade ou ajustar o seu volume eo seu espaço para que a prótese possa ser adaptada.
A prótese ocular é que vai promover a reabilitação funcional e estética permitindo conforto durante o convívio social.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!