Ao mesmo tempo em que o sol é um amigo, ele também pode ser um grande inimigo – especialmente para a saúde da pele. Normalmente, a preocupação é com braços, mãos, corpo e parte da face, mas e as pálpebras?
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 10% dos casos de câncer surgem na área dos olhos e o público brasileiro tem se prevenido pouco para impedir que essa área seja atingida. Com uma relevância maior para tumores malignos aparecerem nessa região, o tratamento para a retirada de carcinomas nessa parte é mais complicada e apresenta alto risco de comprometer a saúde das pálpebras e dos olhos.
Relação do câncer de pele com as pálpebras
Protetor solar, chapéus ou bonés e evitar fazer caminhadas ou correr nos horários errados são algumas das precauções que a população toma para não desenvolver nenhuma anomalia na pele. Contudo, as pálpebras acabam ficando de lado dessa proteção e ficando mais expostas ao problema.
Carcinoma
Esse é o tipo maligno. Ao contrário de um papiloma, o carcinoma tem a consistência mais firme e endurecida, com uma cor rosada. A lesão pode causar sangramentos e desenvolver crostas que vão deteriorando os cílios e desarmonizando a aparência da pálpebra.
Como resolver?
A indicação mais comum é a cirurgia. Um oftalmologista recomenda um tratamento cirúrgico com ênfase em plástica ocular, que vai não só remover o tumor, mas também reconstruir a pálpebra que foi atingida.Esse tratamento retira o tumor e reconstrói a pálpebra.
Após o tratamento, a dica fundamental para evitar a volta do câncer de pele é usar filtro solar, óculos solar que seja resistente ao máximo para evitar os raios solares.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!