Atualmente, a tecnologia e a ciência têm feito descobertas muito valiosas, as quais têm permitido não só mais tempo médio de vida como também uma imagem mais jovem para homens e mulheres. Uma dessas descobertas de combate ao envelhecimento se refere à técnicas do preenchimento.
Como a pele envelhece
O envelhecimento é um processo natural do corpo humano, já que todas as células têm uma capacidade finita de reprodução, até entrar num processo conhecido como senescência. Junto a esse processo, há uma perda gradual na produção de hormônios, mudança da resposta celular aos estímulos e dificuldade em reparar o organismo quando suscetível a doenças.
Com a chegada da meia idade, até 50% das funções fisiológicas da pele diminuem, e a porcentagem dependerá da genética e do estilo de vida de cada um. O envelhecimento da pele avança a partir de uma desarmonia em algum aspecto fundamental, como a produção de colágeno, a dificuldade de renovação das fibras e a perda de densidade e contorno facial.
A partir dos 30 anos, já se começa a sofrer uma diminuição da produção de colágeno, especialmente no rosto, e se torna mais propensa a apresentar linhas de expressão. As linhas de expressão surgem quando os músculos faciais são contraídos, principalmente na testa, região dos olhos e ao redor da boca. A expressividade de emoções como alegria, raiva e preocupação é demonstrada por essas linhas, que retornam a pele ao seu estado natural até começar a perder colágeno.
Com a perda de colágeno associada a situações como excessiva exposição ao sol, ressecamento da pele, contato com a poluição e tabagismo, a pele começa a não voltar mais ao estado normal e a formar pequenas linhas aparentes, com sulcos, que vão se aprofundando com o tempo.
De acordo com o tipo de pele, essas linhas de expressão podem surgir com menos idade, tornando evidente a necessidade de tratamentos para conter seu desenvolvimento. A firmeza da pele já começa a perder a sustentação, e a flacidez acentua ainda mais essas pequenas marcas, até começarem a surgir as rugas mais profundas e uma gradual perda de densidade facial e de contorno natural.
Técnicas de preenchimento e rejuvenescimento facial
As técnicas de preenchimento vêm causando uma verdadeira inovação no meio estético, em razão de sua facilidade de aplicação e ótimos resultados. Dessa forma, é cada vez mais rara a indicação para um processo de cirurgia plástica, já que métodos muito mais simples são capazes de produzir o mesmo efeito ou até melhor.
O preenchimento facial com ácido hialurônico é um ótimo aliado, indicado para deixar a pele mais jovem, melhorar o contorno facial e suavizar as linhas de expressão, bigodes chinês, pés de galinha, olheiras, rugas e vincos.
O ácido hialurônico é produzido pelo corpo humano, como forma de preenchimento entre as células para formar os tecidos e também como lubrificante entre as articulações. Por ser natural, não desencadeia reação alérgica.
Hoje, por serem práticas bastante comuns e com a atuação de profissionais experientes, os resultados para o rejuvenescimento facial tendem a ser muito naturais e harmônicos.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!