A acuidade visual (AV) é a capacidade que o olho possui de identificar com clareza e definição os formatos e o contorno dos objetos. Alguns fatores ópticos e neurais, como a saúde e o funcionamento da retina, a nitidez do foco e a eficácia de interpretação do cérebro, são responsáveis por garantir a AV.
A baixa de visão pode ser corrigida por meio de lentes de contato, óculos ou cirurgias. As mais comuns são as ametropias, como o astigmatismo, a miopia e a hipermetropia. Além disso, outros problemas como catarata e glaucoma, consideradas doenças da retina, são tratáveis com medicamentos e procedimentos cirúrgicos.
Exames de acuidade visual
Medir a AV tem o objetivo de identificar o quanto um indivíduo consegue enxergar, englobando agentes como nitidez, cores, tamanhos e distinção de formas.
Esse tipo de teste ganha notoriedade também na medicina do trabalho, nos exames admissionais e demissionais, já que, em algumas funções, problemas de vista sem correção podem causar risco tanto para o empregado quanto para os demais trabalhadores da empresa.
O teste para medir se existe alguma baixa de visão também é utilizado nas avaliações de primeira habilitação de motorista e nas renovações, também com o objetivo de garantir segurança.
Tabela de Snellen
Conhecido também como teste de refração, é o exame mais comum para se medir a AV. Nesse teste, o paciente deve conseguir identificar o máximo de letras possíveis, que vão diminuindo de tamanho conforme as linhas em que elas estão dispostas. Cada linha é marcada por dois números. O primeiro representa a distância, em pés, entre o paciente e a tabela, já o segundo número significa a fileira composta pelas menores letras que o paciente consegue ler.
Em consultórios oftalmológicos, esse tipo de teste, também é realizado com o auxílio de lentes. Colocadas na frente do paciente, como se fossem óculos, e são trocadas pelo médico até que o paciente consiga enxergar todas as letras com nitidez. O uso delas faz com que o grau e o problema de vista do paciente sejam identificados imediatamente.
Potencial de Acuidade Macular (PAM)
Esse exame utiliza de laser para medir a AV e tem o objetivo de analisar alterações na retina e no nervo óptico, observando a sensibilidade macular do paciente. O Potencial de Acuidade Macular é um teste muito importante porque faz o prognóstico visual de indicação cirúrgica como catarata, glaucoma e transplante de córnea.
Teste Ishihara
Com o objetivo de avaliar a percepção das cores, esse exame visa identificar se o paciente possui daltonismo. Nele, o paciente deve tentar identificar, dentro de uma imagem cheia de cores, qual o número existente ali.
Exame de mapeamento de retina
Esse exame tem a finalidade de avaliar a retina, o disco óptico, coroide e vasos sanguíneos, verificando, assim, o desenvolvimento de glaucoma, catarata, tumores, diabetes e hipertensão no globo ocular. Uma lente especial avalia as condições do fundo do olho.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que mais de 35 milhões de pessoas possui algum tipo de problema de visão no Brasil. Esse número representa quase 19% da população. A saúde dos olhos, muitas vezes, não é tratada com a importância que deveria.
Quando os cuidados começam desde a primeira infância, é possível identificar tanto problemas comuns de acuidade visual, como a miopia e o astigmatismo, quanto casos mais graves de cegueira reversível como as provocadas pela catarata, quanto as irreversíveis, causadas pelo glaucoma.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!