adaptação de lentes de contato

5 dicas valiosas para a adaptação de lentes de contato

As lentes de contato são uma ótima alternativa para quem não deseja usar óculos em tempo integral. A correção oferecida para problemas oftalmológicos é ampla – as lentes podem ser utilizadas para corrigir doenças como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, além de disfarçar cicatrizes na córnea/despigmentação e até mudar a cor natural dos olhos.

Embora o recurso possa proporcionar muito mais conforto e praticidade ao dia a dia do usuário os cuidados com as lentes são muito importantes.

Dicas para facilitar a adaptação de lentes de contato

O uso de lentes de contato não requer mudanças de hábitos e mesmo crianças maiores e adolescentes podem aprender a cuidar das lentes sem problemas.

Pensando nas pessoas quem começam a usar as lentes, selecionamos abaixo 5 dicas indispensáveis para se adaptar o mais rápido possível e poder usufruir desse recurso oftalmológico tão prático!

1. Consulta oftalmológica é primordial

Antes de optar por uma lente de contato, é imprescindível procurar um oftalmologista para avaliar a possibilidade de uso e receber orientações importantes sobre o material adequado e o produto de limpeza para manejo e utilização das lentes. O profissional também indicará o tipo de lente que é mais adequado à necessidade, incluindo as gelatinosas, tóricas ou rígidas.

2. Mantenha os cuidados com a higienização

O local onde será colocada a lente de contato precisa ser higiênico e com boa iluminação. É muito comum que o usuário se posicione na pia, diante do espelho, mas é preciso cuidado: coloque antes um tampão no ralo para evitar que a lente se perca se cair dos dedos.

3. Tenha paciência

O processo de colocar lentes de contato é muito rápido e prático quando já se está acostumado. No começo, porém, é preciso ter paciência até que ocorra a adaptação. Os olhos precisam se acostumar com um objeto externo sem lacrimejar e piscar.

Até colocar a lente sem piscar demora um pouco, mas é só ter paciência que com a prática o manuseio das entes fica fácil.

4. Acompanhamento

Se houver dúvidas sobre o manuseio das lentes entre sempre em contato com o oftalmologista. Durante um certo período o desconforto é natural até que os olhos consigam se adaptar. Se levar muito tempo ou for mais difícil que o previsto é preciso conferir com o médico o que pode estar acontecendo.

5. Use as soluções oftalmológicas indicadas

Siga rigorosamente as prescrições médicas, em especial sobre a limpeza da lente. O estojo deve estar sempre limpo e ela deve ser guardada juntamente com a solução indicada pelo oftalmologista.

Vale alertar: se houver negligência sobre a limpeza da lente, resíduos e bactérias podem se acumular, causando problemas nos olhos.

 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular