blefaroplastia

5 Benefícios Da Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por quem deseja retardar o processo natural de envelhecimento. Isso porque é um procedimento que elimina as queixas visuais, promovendo o rejuvenescimento facial do paciente. Você já ouviu falar nessa técnica? Conhece os benefícios que ela pode promover? Então, continue a leitura. Neste post, falaremos tudo sobre a cirurgia e suas vantagens.

O que é a blefaroplastia?

Trata-se de um procedimento cirúrgico que visa corrigir imperfeições estéticas que ocorrem naturalmente com o envelhecimento, tais como, excesso de pele, bolsas de gordura, flacidez muscular e rugas. Ainda, esta cirurgia pode ser feita na pálpebra inferior, superior ou em ambas. A blefaroplastia é indicada para pessoas acima dos 30 anos que já apresentam as marcas da idade.

Como a cirurgia é realizada?

O procedimento é simples, sendo realizado em ambiente ambulatorial, com alta do paciente prevista para o mesmo dia. Primeiro, o paciente recebe anestesia local com sedação, garantindo o conforto do paciente. Posteriormente, realizam-se duas marcações nas pálpebras para mensurar a quantidade de pele e de gordura que precisam ser retiradas. As incisões e suturas são feitas de forma delicada, de modo que as cicatrizes sejam imperceptíveis. Geralmente, a blefaroplastia leva cerca de duas horas, podendo variar de acordo com cada paciente. Após o procedimento, podem surgir hematomas na região, mas que desaparecem espontaneamente. Ainda, recomenda-se a utilização de compressas de água gelada no pós-operatório, uso dos medicamentos prescritos e uma semana de afastamento das atividades, exigindo total repouso.

Quais são os benefícios desse procedimento?

A blefaroplastia melhora o aspecto das pálpebras, promovendo ótimos resultados estéticos. Porém, o procedimento também é um importante recurso para a manutenção da saúde ocular, pois, pode ajudar no tratamento de tumores palpebrais. A seguir, conheça outros benefícios dessa cirurgia:

1) Melhora o funcionamento do músculo elevador

Com o excesso de pele e as bolsas de gordura, há um aumento de peso nas pálpebras, o que pode causar danos na córnea. Ao realizar a cirurgia, as pálpebras são levantadas, melhorando o funcionamento do músculo elevador e do sistema ocular.

2) Contribui para a redução do astigmatismo

O astigmatismo é um erro refrativo no qual o indivíduo tem problemas para enxergar tanto de perto quanto de longe. Com a blefaroplastia, é possível reduzir o grau desse erro, melhorando a visão do paciente, oferecendo uma maior percepção das cores, contraste e profundidade.

3) Evita a ptose mecânica

Quando as pálpebras estão caídas, o excesso de pele pesa, prejudicando a visão e causando a ptose mecânica. Essa condição pode provocar o olhar cansado e obstruir a abertura completa dos olhos. Com a cirurgia, o excesso de pele é removido, evitando o problema.

4) Diminui a ocorrência de traumas na córnea

Com um peso maior nas pálpebras, em razão das bolsas de gordura na região dos olhos, a córnea está mais suscetível a sofrer traumas, desenvolvendo erros refrativos. A blefaroplastia remove essas bolsas e o excesso de pele, evitando a ocorrência de traumas.

5) Melhora a estética do paciente

O procedimento é conhecido em razão dos diversos benefícios estéticos que pode proporcionar aos pacientes, como, por exemplo, remoção do inchaço nas pálpebras, redução da flacidez na região, correção das bolsas que ficam sob os olhos e das pálpebras caídas. Enfim, como você pode perceber, a blefaroplastia é o procedimento mais adequado para melhorar a autoestima das pessoas, promovendo o rejuvenescimento facial. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular