A região localizada ao redor dos olhos é constituída por uma camada de pele bastante fina e delicada. Devido a tais características, ela tem a tendência de sofrer diante de hábitos pouco saudáveis, tais como alimentação inadequada, noites mal dormidas, excesso de sol na pele, entre outros.
Vale salientar também que determinadas reações alérgicas e também a passagem do tempo afetam a região do rosto que envolve os olhos. Todos esses fatores são famosos por desencadearem problemas como as olheiras, as rugas e inclusive as bolsas palpebrais.
As causas das bolsas palpebrais
Os motivos que levam ao aparecimento desse problema podem ter relação com fatores genéticos, bem como com o envelhecimento natural do indivíduo.
De uma maneira geral, as bolsas aparecem em pessoas que já estão acima dos cinquenta anos de idade, interferindo na estética e conferindo uma aparência cansada ao rosto. Podem aparecer também em pessoas mais jovens que apresentam predisposição genética.
A bolsa palpebral é formada por compartimentos de gordura localizados ao redor dos olhos e que com o tempo se tornam mais proeminentes.
Tratamento para eliminar as bolsas palpebrais
Em alguns casos, o tratamento pode ser a aplicação de substâncias preenchedoras ao redor dos olhos, especialmente o ácido hialurônico. Em outras situações, a realização de procedimentos cirúrgicos para a remoção das bolsas de gordura também é uma alternativa a ser levada em consideração, como na blefaroplastia (que levanta as pálpebras e/ou remove as bolsas de gordura).
Por meio de uma incisão interna no tecido róseo localizado na parte de trás da pálpebra, é possível retirar a gordura ou, se possível, reposicioná-la, eliminando assim o problema. Tal procedimento não deixa nenhum tipo de cicatriz, e o paciente não precisa “levar pontos” na região.
Quando a bolsa palpebral é tratada o rosto passa a ter um visual mais jovial minimizando a aparência cansada adquirida com o passar do tempo.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!