catarata

Catarata: causas e sintomas

A catarata é uma doença ocular que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo responsável por boa parte dos casos de perda de visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 48% dos diagnósticos de cegueira estão relacionados com a catarata, a maior prevalência entre a população idosa.

O termo catarata designa a perda de transparência do cristalino, uma espécie de lente natural que fica atrás da íris. A doença provoca a opacidade total ou parcial do cristalino, uma parte do olho composta basicamente por proteínas e água, o que garante sua clareza e limpidez. À medida que os olhos envelhecem, a estrutura proteica se altera e o cristalino fica opaco.

A catarata pode ser congênita ou adquirida, podendo acometer apenas um ou os dois olhos. Ela costuma ser bilateral e assimétrica, isto é, atinge ambos os olhos, porém a gravidade é maior em um deles. Para descobrir quais são as principais causas e sintomas dessa condição oftalmológica tão séria, leia o artigo completo e saiba mais acerca do assunto. Boa leitura!

Quais são as causas de catarata?

Existem diferentes tipos de catarata e, portanto, causas distintas. Na catarata congênita, ou seja, presente desde o nascimento, a enfermidade oftalmológica pode ter ligação com alterações genéticas ou cromossômicas, distúrbios metabólicos e infecções contraídas no útero, a exemplo da rubéola e sífilis.

Há também a catarata senil, uma doença que se origina em decorrência do próprio envelhecimento natural do cristalino com o passar dos anos. Em relação às cataratas secundárias, é possível citar causas como diabetes, uveíte, tumor intraocular, descolamento de retina, glaucoma e disfunções no metabolismo.

As cataratas adquiridas também englobam causas como trauma contuso, trauma penetrante, descarga elétrica, radiação e uso crônico de corticoides, de acordo com a dosagem do medicamento, duração do tratamento fármaco e susceptibilidade individual do indivíduo.

Quais os sintomas de catarata?

São múltiplos os sintomas de catarata. A doença ocular gera visão desfocada, dificuldade para enxergar à noite, forte sensibilidade à luz e incapacidade de enxergar as cores com nitidez. Por vezes, a catarata torna a visão tão embaçada, que o indivíduo tem a sensação de neblina diante dos olhos. A depender do estágio da catarata, a realização de atividades cotidianas como ler e dirigir podem ser impactadas negativamente. Até a capacidade de reconhecer rostos pode ser prejudicada.

A partir da progressão da turvação do cristalino, a visão fica cada vez mais nebulosa, os contrastes se tornam menos perceptíveis e a pessoa sofre com a fotofobia, uma vez que as luzes fortes provocam um brilho intenso na visão e produzem incômodo imediato.

A catarata é um problema oftalmológico reversível através de cirurgia. Lembre-se de que, se não for tratada adequadamente, ela pode levar à cegueira.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!